Labels

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A alma fica por aqui ó...


Por que será que as pessoas complicam tanto o Evangelho? Complicar na verdade não expressa o que quero dizer. Por que será que algumas pessoas, no intuito de ‘ilustrar’ a Palavra de Deus, utilizam de artifícios, exemplos esdrúxulos, coisas que agridem o bom senso daqueles que estão ali para aprender mais da Palavra?

Fico tentando imaginar o que uma pessoa que foi levada pela primeira vez na igreja e tem um pouco de senso crítico deve pensar quando ouve umas coisas que são ditas de púlpito...

Todos se lembram daquela pessoa que disse uma vez que Deus era uma ‘coisa quentinha’. Isso pode ser a maneira como a pessoa quis explicar a sensação de conforto que ela tem por estar na presença de Deus, mas soa muito estranho. Me fez lembrar quando Paulo Maluf, falando sobre os estupradores que após seu ato imundo ainda mata a vítimas, soltou a célebre frase: ‘Quer estuprar estupra mas não mata’...

Há alguns anos atrás ouvi uma pessoa afirmando que no Céu todo mundo vai ter 33 anos, pois esta foi a idade que Jesus tinha quando foi crucificado e é a idade da plenitude humana. Este até foi bem cauteloso ao falar isso, deixando bem claro que aquele era o ponto de vista dele.

Outro dia li um livro de um escritor católico explicando o que era orar sem cessar. Você tinha que inspirar pensando 'Senhor Jesus Cristo' e expirar pensando 'tenha compaixão de mim'. Como você respira constantemente, você estaria 'rezando' isso noite e dia, 24 horas por dia...

Recentemente um pregador estava no púlpito dando detalhes de como era a armadura de Deus que se encontra em Efésios 6. Ao falar sobre o versículo 14, que fala para estarmos cingidos com a Verdade, ele começou a explicar que o cinto era a primeira peça a ser colocada, pois com ele se prende a couraça da justiça e desta maneira se protege o local do corpo onde fica localizada a alma. O sinal vermelho acendeu. Ele ficou falando que antes se considerava que a alma ficava localizada na altura do coração, mas que agora se sabia que ela ficava na região do estômago, e por esta razão o cinto ficava ali. A medida que ele dava as 'coordenadas geograficas’ da alma, gesticulando e apontando as partes do corpo, eu ia ficando cada vez mais constrangido, imaginando o que outras pessoas estavam achando daquela cena.

Isso sem mencionar algumas (muitas) abobrinhas que qualquer um pode ver ao ligar a TV. Pregadores distribuindo rosas ou alianças ungidas, fitinhas coloridas, água do Rio Jordão, azeite ungido, lencinhos azuis para ficarem sendo agitados durante o culto (doeu de ver semana passada), ou então convidando os telespectadores para passarem na corrente dos 318 pastores, entrar na gruta não sei do quê. Estas coisas na verdade já entram na área do paganismo. Nosso Deus não é um ‘deus’ que precisa se camuflar dos costumes deste mundo para não chocar os homens com a verdade cristalina do Evangelho. Sincretismo religioso não combina com a Verdade.

Sinceramente Deus não precisa disso. Sua Palavra é eficaz, viva e pulsante. Não precisa colocar nenhum enfeite que destoe da beleza natural do que está escrito. Nem muito menos falar qualquer coisa que venha à mente. Os profetas no Antigo Testamento usavam de adereços para ilustrar como seria o juízo de Deus para Israel e para as nações e Jesus se utilizava de parábolas para se fazer claro para as pessoas que o ouvia, mas em nenhum dos casos o bom senso das pessoas era colocado em cheque.

O Pr. Ricardo Gondim uma vez falou sobre isso, dizendo que bom senso não era uma virtude dos mais sábios ou entendidos. Bom senso é natural e está disponível a qualquer um.

Vamos glorificar o Nome do Senhor e não envergonhar o Evangelho gente...

0 comentários:

Postar um comentário

Anônimo, eu não sei quem é você, mas o Senhor te conhece muito bem. Sendo assim, pense duas vezes antes de utilizar este espaço LIVRE (poderia bloquear comentários de anônimos mas não o faço por convicção pessoal e direção espiritual) antes de ofender quem quer que seja. Estou aberto para discutimos idéias sem agredir NINGUÉM ok? - Na dúvida, leia mil vezes Romanos 14, até ficar encharcado com a Verdade sobre este assunto...