Labels

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Como pombas e serpentes...


“Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam astutos como as serpentes e sem malícia como as pombas”. – Mateus 10.16

Desde que me conheço por “crente” ouço dizer que cristão tem que ser bonzinho, no pior sentido da palavra. Viver uma vidinha pacata, só de oração, jejum e consagração, aceitar tudo pacifica e pacientemente, não se levantar para lutar por seus direitos, apenas assistindo as coisas acontecerem, "cordeiristicamente".

Crêem que em tudo Deus irá intervir a seu favor. Jogam a responsabilidade de decidir, agir e reagir para o Senhor, que se levantará a todo instante para defender os fracos e oprimidos de seus malvados perseguidores.

O que temos que fazer? Nada! Apenas ficar de joelhos enquanto Jeová envia seus Exércitos Celestiais sentar a espada no bucho de nossos inimigos. Lindo isso, nos preserva de agir, decidir, lutar e avançar em direção aos nossos objetivos – afinal de contas – somos filhinhos do Papai e Ele sempre estará abrindo caminho para andarmos em pastos verdejantes, certo?

ERRADO!

Como bem disse Jesus, somos enviados como ovelhas entre lobos, mas isso não significa que devemos ser comida de bicho papão. Há momentos que temos que orar e aguardar o agir de Deus, SÓ QUE também há momentos que temos que tomar as decisões, enfrentar os adversários, abrir espaços onde aparentemente não há caminho.

Só assim Deus poderá agir. De nada adianta ficar de joelho cheio de calos enquanto estão tentando invadir nossa praia. Temos que levantar e lutar. Não a luta no sentido literal, mas a luta por direitos, o caminhar firme, de bico duro, “contra” aqueles que se opõem aos nossos direitos. Na saída do povo de Israel do Egito vemos isso claramente:

“Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que ele hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais tornareis a ver; o Senhor pelejará por vós; e vós vos calareis. Então disse o Senhor a Moisés: POR QUE CLAMAS A MIM? Dize aos filhos de Israel que marchem”.Êxodo 14.13-15

O próprio Deus disse a Moisés para parar de clamar e avançar, ao invés de ficar aguardando o sobrenatural de Deus! Este (o sobrenatural), só acontece a partir de nossa firme convicção de ir em frente. Isso é a fé colocada em prática. Abrimos caminho alicerçados Nele, não o contrário. Não devemos ficar esperando os anjos descerem dos céus para lutar por nós. Isso se dará APENAS se for necessário. Em palavras grosseiras, qual pai gosta de ter filho bunda mole?

Tem hora que é com a gente. Deus está conosco, mas não fará por nós aquilo que está ao nosso alcance ser feito. A logística divina estava toda armada mas dependia do agir do povo de Deus para que acontecesse.

Como já disse, temos que ter pulso forte, não apenas assistir a vida passar na arquibancada. Temos que descer para o campo de batalhas, encarar os inimigos, abrir caminho onde eles aparentemente não existem, sabendo que não estamos sozinhos entre os lobos. Se Ele nos enviou, devemos fazer nossa parte, sendo justos e amorosos, mas não deixando de lado a astúcia que nos preservará vivos entre os inimigos.

3 comentários:

  1. JC,

    Concordo com você, mas chamando atenção para um ponto importante, também ilustrado na passagem da saída do povo de Israel do Egito, que você citou: o Senhor avisa às pessoas, quando é pra parar e quando é pra avançar.

    No nosso caso, não é Moisés que atua como 'porta-voz' de Deus, mas o próprio Espírito Santo. Ele enche o nosso coração com a vontade de Deus sobre o assunto que estivermos enfrentando. Mas é preciso se dispor a 'ouvir' e a obedecer!

    Abração e Paz!

    ResponderExcluir
  2. Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...........
    Show de bola!

    ResponderExcluir
  3. Angela, que bom que visitou aqui! E que bom que gostou, rsrsrs...

    E um "que-bom-a-mais": Que bom que você comentou este texto, eu mesmo - o outro - estava precisando muito ler, pois estou vivendo isso!!!

    ResponderExcluir

Anônimo, eu não sei quem é você, mas o Senhor te conhece muito bem. Sendo assim, pense duas vezes antes de utilizar este espaço LIVRE (poderia bloquear comentários de anônimos mas não o faço por convicção pessoal e direção espiritual) antes de ofender quem quer que seja. Estou aberto para discutimos idéias sem agredir NINGUÉM ok? - Na dúvida, leia mil vezes Romanos 14, até ficar encharcado com a Verdade sobre este assunto...