Labels

domingo, 5 de setembro de 2010

Glória a Deus que Lúcifer não foi destruído


"Filho do homem, erga um lamento a respeito do rei de Tiro e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o Senhor: "Você era o modelo da perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza. Você estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado. Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o designei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes. Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você. Por meio do seu amplo comércio, você encheu-se de violência e pecou.”
- Ezequiel 28:12-16a

Lúcifer, o querubim ungido, mais belo e poderoso de todos os seres celestiais criados por Deus, o modelo de perfeição, um dia deixou que suas virtudes o deslumbrasse. Seu coração se encheu de orgulho e, se esquecendo de sua natureza criada, ousou querer se colocar acima do Altíssimo:

“Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! Você, que dizia no seu coração: "Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo."
- Isaías 14:12-14

Esta soberba fez com que Deus o expulsasse do Céu, conforme os textos abaixo:

'Por isso eu o lancei, humilhado, para longe do monte de Deus, e o expulsei, ó querubim guardião, do meio das pedras fulgurantes. Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis."Ezequiel 28:16b-17

“Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo! Os que olham para você admiram-se da sua situação, e a seu respeito ponderam: "É esse o homem que fazia tremer a terra, abalava os reinos.”Isaías 14:15-16

Jesus testemunhou o fato e o cita brevemente:

"Ele respondeu: Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago.” - Lucas 10:18

Lembrei destas passagens e deste assunto depois de uma conversa que tive hoje com meu amigo-pai de santo e homossexual. Estávamos conversando sobre os escândalos na igreja e entramos no assunto de Lúcifer. Como já falei anteriormente, este rapaz está se aproximando cada vez mais de mim (sem segundas intenções), pois sou o único cristão que ele conhece que não fica a todo momento tentando enfiar uma Bíblia em sua goela e levá-lo ao céu algemado (minha estratégia tem funcionado, em breve darei o testemunho de sua conversão, aguardem...).

Nessa nossa conversa ele perguntou por que Deus não havia destruído Lúcifer quando ele se rebelou contra Deus. Respondi dizendo que se Deus tivesse feito isso Ele não seria digno de ser amado. Como disse o pastor Ricardo Gondim uma certa vez, as últimas palavras de Lúcifer antes de ser destruído seriam algo como: “Viu como o Senhor é fraco? Tu não sabe conviver com quem não te ama, por isso está me destruindo!”

Estas palavras ecoariam na eternidade. Ninguém ousaria não amar ao Deus carrasco. Lúcifer estaria certo. Deus sabiamente apenas expulsou Lúcifer do Paraíso. Mesmo sabendo do estrago que o agora príncipe das trevas faria, Deus optou em mandá-lo aqui pra baixo.

Com isso, Deus pôde mostrar ao mundo e principalmente para o anjo caído que é possível sim amar a Deus, independente de força ou coerção. Isso até foi sugerido por Satanás, quando ironizou sobre a relação de Jó e Deus:

“Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal". "Será que Jó não tem razões para temer a Deus?", respondeu Satanás. "Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra. Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face." O Senhor disse a Satanás: "Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não toque nele". Então Satanás saiu da presença do Senhor."
Jó 1:8-12

Os resultados desta aposta todos sabem. Jó não amaldiçoou a Deus, mesmo tendo sofrido tudo o que sofreu. Sua resposta perante a tragédia foi:

“Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se, rosto em terra, em adoração, e disse: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ". Em tudo isso Jó não pecou e não culpou a Deus de coisa alguma."
Jó 1:20-22

Os anjos e os homens ficam boquiabertos ao verem que nós podemos amar a Deus sem que Ele nos chantageie com bênçãos ou que o sirvamos sem que haja coerção. Somos colocados neste mundo para servirmos de espetáculo:

“Viemos a ser um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens.” - 1Coríntios 4:9b

Louvo a Deus por isso. Amo-o cada vez mais. Mesmo perante a tragédia e a dor, tenho a honra de estar ao lado d’Ele, fazendo parte desta ‘aposta’ feita lá no início. Lúcifer nos odeia por isso. Amamos Deus por quem Ele é, e juntos vamos provar que Deus estava certo de (ainda) não ter destruído Lúcifer quando este se rebelou contra Deus.

0 comentários:

Postar um comentário

Anônimo, eu não sei quem é você, mas o Senhor te conhece muito bem. Sendo assim, pense duas vezes antes de utilizar este espaço LIVRE (poderia bloquear comentários de anônimos mas não o faço por convicção pessoal e direção espiritual) antes de ofender quem quer que seja. Estou aberto para discutimos idéias sem agredir NINGUÉM ok? - Na dúvida, leia mil vezes Romanos 14, até ficar encharcado com a Verdade sobre este assunto...