Labels

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Malhando trigo no lagar...


“Então o anjo do Senhor veio, e sentou-se debaixo do carvalho que estava em Ofra e que pertencia a Joás, abiezrita, cujo filho Gideão estava malhando o trigo no lagar para o esconder dos midianitas. Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso.”Juízes 6.11-12

Ontem a Cilene saiu para resolver várias coisas e levou um monte de “portas na cara”. Praticamente nada do que ela tentou resolver saiu do jeito que ela gostaria, deixando-a triste, meio desanimada, cansada de ralar pra caramba e ver que todo o esforço e energia despendidas geraram tão pouco resultado prático.

Quando ela me ligou e falou o que tinha (e não tinha) acontecido, senti e forte direção do Espírito Santo de conversar com ela ao chegar em casa depois da faculdade. Só não sabia exatamente o que falar...

Quando entrei em casa, comecei a assobiar para ela para “localizá-la”, (uma mania que temos, parecemos dois passarinhos conversando por assobios...). Ela deu um assobio meio “muchinho” e descobri então que ela estava deitada na cama depois de ter tomado banho.

Puxei ela pelos pés, comecei a fazer minhas habituais macaquices para fazê-la rir. Missão cumprida, sentei no chão aos pés da cama e comecei a falar. Como tinha acabado de escrever a respeito das dificuldades em alcançar nossos objetivos, o assunto estava fresquinho e o que aconteceu com ela durante o dia apenas testificou que não havia escrito aquilo em vão.

Comecei a falar que ela só estava cansada pelo fato de estar subindo. Quem está descendo nem sente a energia sendo consumida. Parado então nem se fala, fica lá atrofiando, enfraquecendo, se tornando pequeno e mesquinho enquanto a vida se esvai...

Lembrei-me e falei sobre Gideão, quando ele estava malhando trigo no lagar e foi visitado pelo anjo do Senhor. Falei a ela que não se malha trigo no lagar e sim na eira, que é um espaço plano com um chão duro, de dimensões variáveis, onde os cereais, eram malhados e peneirados, depois de colhidos, com vista a separar a palha e outros detritos dos grãos de cereais. Já o lagar é um tanque retangular baixo, de tamanho variável, quase sempre de pedra, onde homens pisam os cachos de uva.

A diferença essencial entre os dois é o instrumento utilizado para este trabalho. Como disse acima, no lagar se pisam as uvas com os pés e o trigo é malhado na eira com um mangual, que consiste em um pedaço de madeira comprido e fino no qual se sustenta a base, chamado de mango, que serve de cabo. Esse cabo é ligado por uma correia de couro e, com este trem nas mãos, você “açoita” o cereal visando separar os grãos da palha.

Falei a ela que malhar trigo no lagar significava que quem estivesse fazendo isso estaria utilizando os pés e não o instrumento apropriado. Ao pisar nos grãos de trigo, certamente os pés de Gideão estavam muito machucados. Ele fazia isso para não fazer barulho. Ele fazia aquilo também por ser aquele lugar o único apropriado para não chamar a atenção dos midianitas, que certamente roubariam tudo o que ele havia produzido.

Tracei um paralelo entre as dificuldades que ambos estávamos enfrentando e consegui colocar que não importava o que tínhamos em mãos para lutar, nunca desistiríamos, avançaríamos mesmo com dor e sofrimento por sabermos que o simples fato de estarmos agindo e não lamentando era o suficiente para que Deus abençoasse nosso trabalho.

Quando notei, ela estava chorando. Sem notar, tinha sido instrumento de Deus para não deixá-la desistir. Por outro lado, vejo que num período muito curto tenho batido na mesma tecla e não acredito que seja falta de assunto ou mera coincidência. Não estou falando sobre isso para que fiquem com peninha dos coitadinhos. Sinto em meu espírito que o Senhor tem permitido constantemente que nossas vidas sejam um “laboratório” para que aqueles que olham para nós sejam motivados a não desistirem no meio das lutas que certamente estão atravessando.

É isso gente. Confesso que relutei o dia inteiro para não escrever sobre isso mas não teve jeito. Quero que saibam que todo o esforço que estão fazendo, aparentemente sem resultados tangíveis (certamente por enquanto...) estão sendo vistos por Deus.


Logo logo o anjo do Senhor será enviado com a resposta. E fiquem atentos pois, muitas vezes, eles não vem com duas asinhas nas costas...

7 comentários:

  1. JC , meu brother, dizem as boas línguas que esses reveses na vida, além de trazer resistência, nos habilita a ajudar os outros quando a noite descer sobre suas vidas (falaremos com a autoridade de quem tem conhecimento de causa).

    Nas Palavras de Paulo ...




    Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
    Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;





    Shalom Aleichem !

    ResponderExcluir
  2. Jota,

    Diante dessa sua aula de perseverança, nada como finalizar com o versículo usado pelo Vanderlei.

    E você nem imagina o quanto eu precisava ler tudo isso...

    Abraços aos dois

    Rê.

    ResponderExcluir
  3. João, obrigado por este post, estava precisando muito ler isto. Deus abençoe a sua vida e sua esposa. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  4. Paz meu querido,JC
    Eu vou perseverar aqui no meu "lagar" rsrsr, sei que o anjo virá, e virá para todos nós.

    QUE O ETERNO TE ABENÇOE E A SUA ESPOSA ABUNDANTEMENTE!

    .....também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
    E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
    E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.Romanos 3:5

    Paz e graça!!

    ResponderExcluir
  5. Estou no lagar... sei que o anjo chegará...

    ResponderExcluir
  6. É UM PRAZER SERVIR A DEUS, MAS QUANDO AS COISAS NÃO ESTÃO CAMINHANDO BEM, PENSAMOS EM DESISTIR, MURMURAR E ETC... MAS TEMOS UM DEUS QUE VÊ TODAS AS COISAS, NESTE MOMENTO ELE ESTÁ NOS VENDO E SE ESTAMOS FAZENDO O QUE É CERTO, E AS PORTAS NÃO SE ABREM, PODEMOS TER A CERTEZA QUE ELE JÁ ESTÁ ÀS PORTAS, POIS DEUS NÃO DEIXA NINGUÉM DESAMPARADO. PREPARE-SE JESUS VAI ABRIR A PORTA HOJE PARA VOCÊ.......... Pr. LUÍS VAZ

    ResponderExcluir
  7. Pr. Luiz, obrigado pela visita aqui neste "brógui" e - muito mais - pela palavra! eu creio, esta portinha estava meio trancada mas creio realmente que Deus o inspirou para me dar esta palavra!

    Que ele o abençoe e o guarde, em Nome de Jesus!!!

    ResponderExcluir

Anônimo, eu não sei quem é você, mas o Senhor te conhece muito bem. Sendo assim, pense duas vezes antes de utilizar este espaço LIVRE (poderia bloquear comentários de anônimos mas não o faço por convicção pessoal e direção espiritual) antes de ofender quem quer que seja. Estou aberto para discutimos idéias sem agredir NINGUÉM ok? - Na dúvida, leia mil vezes Romanos 14, até ficar encharcado com a Verdade sobre este assunto...