Labels

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Era gravidez psicológica...


“Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá”. – Provérbios 19.21

Bem, não estou muito feliz com o que aconteceu comigo, mas o Senhor sabe de todas as coisas, estando Ele no controle de tudo.

Quando disse que estava grávido no post anterior, me referia ao fato de ter feito as provas do Enem 2010 despretensiosamente, apenas para testar meus conhecimentos. Não trisquei em um livro sequer, baseando-me apenas na bagagem de vida adquirida, assim como Jamal, o jovem indiano do excelente filme Quem Quer Ser um Milionário e que quebra a banca do popular programa de TV homônimo ao encontrar em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas.

Da mesma forma eu entrei naquela prova como um franco atirador. Sem nada a perder, fiz as provas do Enem e me surpreendi com a facilidade que encontrei para responder a grande maioria das questões. Apenas algumas eu chutei, pois quem merece se lembrar de Física e Química depois de mais de 20 anos sem triscar nestas matérias que para mim eram literalmente motivo de pesadelo?

Com o caderno de questões do primeiro dia de prova em mãos, busquei na internet a correção e me surpreendi com a quantidade de acertos: 74 questões entre 90! Pra quem não estudou nada fui muito bem, tanto no quesito intelectual como no futebolístico, pois os chutes foram muito bons! No segundo dia não tive paciência para esperar o tempo necessário para ficar com o caderno de questões e saí sem o dito-cujo.

Segunda feira agora fui ver o resultado do Enem e tive também boas notas no segundo dia de provas, a ponto de chegar a crer que seria possível concorrer a uma vaga numa Universidade Federal. Me inscrevi em Ciências Sociais na UFRJ e em Nutrição na Unirio (sei que um não tem nada a ver com outro, mas quero estudar algo que gosto, não necessariamente algo que me dê dinheiro). Até ontem estava entre os primeiros, com grande chance de conseguir o acesso a estas renomadas Universidades cariocas. Este era o filhote que não esperava que fosse vingar...

Hoje de manhã chequei a classificação e já estava fora. Na verdade esperava por isso. Por mais que tivesse sido feliz por dois dias, sabia que não seria fácil concorrer para tão poucas vagas (30 em Ciências Sociais e 24 em Nutrição) entre milhões de estudantes.

Valeu o sonho. Valeu saber que não sou estou tão fora assim (estou em lista de espera). Valeu saber que tudo o que vivi serviu de base para ter chegado tão longe assim (inclusive minhas experiências futebolísticas, risos...).

Tenho agora a opção do ProUni, que se abre ainda esta semana. Vai que eu consigo né?

Pensando bem, estou feliz sim.

29 comentários:

  1. Poxa, cara...
    acabei de comentar lá na Rê que me alegro nas realizações de meus amigos como se fossem minhas. Mas também me entristeço com suas decepções.

    Sei que virão outras oportunidades geradas pelo Espírito pra tí. Sei também que elas podem ter outro fim, mas posso te falar uma parada?

    Vai estudar, cacete!

    Abraço amigo...

    (Vem cá, como tu quer chutar certo? Tú num era goleiro? Quer dar uma de Marcus?)

    rsarsarsarsarsarsarsars

    ResponderExcluir
  2. Tá, mas não desista.

    E gastronomia? por ai tem faculdade de gastronomia?

    ResponderExcluir
  3. Ô ki bonitinhoooo

    Mas tá tudo certo, fico feliz por você estar feliz, ainda que tenha tido um sonho tão rápido...

    Além do que, foi muito boa essa checagem. Até mesmo para dar um empurrãozinho para o estudo sistemático.

    Por outro lado, se ligue na dica da sacerdotisa Dri...

    beijos mil,

    Rê.

    p.s.: num repare não mas ando meio sumida meizzzz... Já falei, né? Só que uma espiadinha por aqui vez em quando é (quase) vital, pois amo vocês todos :)

    ResponderExcluir
  4. Wendel,

    Sabe aquela história do copo com água pela metade? (perguntam: "este copo com água pela metade está meio cheio ou meio vazio?")

    Pois é, encaro a vida pelo lado "copo meio cheio".

    Por pura falta de oportunidades financeiras não dei andamento aos estudos. Tive que começar a trabalhar muito cedo.

    Exatamente por isso que fiquei muito, mas muito feliz em ter ido bem no Enem. Pena que não foi suficiente para entrar em uma Universidade Federal.

    Neste meio tempo não fiquei parado: Fiz diversos cursos técnicos e trabalho na área de comércio exterior. Tem fila de neguinho com diploma universitário querendo meu emprego, mas é porta aberta por Deus, homem não é capaz de me colocar pra fora e fechar, a não ser que Ele queira.

    É meu amigo, só não fiz mais por falta de condições.

    Um abraço!

    JC

    ResponderExcluir
  5. É Dri,

    Pelo ProUni eu vou tentar bolsa pra Gastronomia na Estácio de Sá, aqui pertinho.

    Desistir? Never!

    ResponderExcluir
  6. Rê, você entendeu porquê eu fiquei feliz, mesmo com uma "má notícia".

    Na verdade não estou fora, estou na lista de espera e só tem 10 pessoas na minha frente.

    Se eu levar em conta que não estudei especificamente para isso, glorifico a Deus por não ter vivido o que vivi até aqui em vão.

    Por isso fiz a comparação com o filme, pois tudo o que o menino lá viveu serviu de alicerce para ele ser quem ele é no filme.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. JC,

    É claro que Deus não estava nessa parada, seu herege. Só se você quisesse fazer Teologia! Agora, essas coisas do mundo? Tá doidjo??

    Meu amado amigo: o Senhor está o tempo todo com você. Onze pessoas vão desistir e você será classificado pra fazer aquilo que o Senhor encheu o seu coração pra fazer! E isto vai ser pra honra e glória dEle, mermão!! Assim como hoje você pode dizer que foi Deus que o colocou no emprego em que você está, você também vai poder encher a boca pra declarar que o Senhor colocou você na Universidade Federal!!

    Abração, meu querido herege, e continue nessa Paz e nessa alegria!

    ResponderExcluir
  8. Ah René, agora você falou minha lingua, rrsr

    Deixa eu te contar: Comecei Teologia e aconteceu TANTA COISA que eu fui obrigado a parar.

    Acredita que chegou ao ponto de Deus falar comigo em espírito (minúsculo por seu meu espírito) que se eu quisesse continuar ouvindo a Ele eu deveria parar com o curso e com a leitura de certos livros de teologia?

    Vou postar sobre isso qualquer dia, e o papo é bravo, ligado a nossa troca de emails, rsrs

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Acredito sim, João! Aconteceu o mesmo comigo, quando fiz um curso básico de teologia. O tempo todo o Senhor falando comigo pra parar e não fazer. Mas o teimoso, aqui, não deu ouvidos. Preferi dar ouvidos à sabedoria humana (amigos de Jó), que cobrava isso de mim. Foram dois anos me afastando do Senhor! Uma tragédia!

    Resultado: até hoje (já faz alguns anos, isto) não me deram o certificado de conclusão (e nem vão dar). Mas, hoje, acho que me envergonharia de apresentar um documento desses!

    Falando em troca de emails, tamo mei parado, não?

    Abração!

    ResponderExcluir
  10. Rapaz,
    fico emocionado quando leio comentários desses como o do (chato do) René (como pode o cara tá certo quase sempre caraca!)

    João,
    eu creio que Deus é um Ser tão Supremo e Poderoso, que pode nesse mesmo instante realizar verdadeiros milgares (nas filas de espera) só pra nos dar o praser de entender que ele está sempre certo... rsrsrsrs .... e por causa desse Amor que Ele sente por você (o mesmo Amor que não te deixou virar um engessadinho teológico) pode trzer à existência (falei como bom neopentecostal agora) coisas simplesmente inimagináveis, até pra um cara com mente fértil como você (rsrsrsr).

    Velho, seja com ou sem diploma, creia (na verdade, continue crendo) que Ele é e será sempre com voc~e por Amor, por zêlo, por misericórdia ou por qualquer outro sentimento. E isso faz TODA diferença!

    Me orgulho (santamente, claro) de ser amigo e irmão de vocês!

    Gaivotas... quer dizer...gavinhas!

    ResponderExcluir
  11. joão, é assim mesmo, agente sonha e aí o sonho se realiza. ou não...o importante é continuar sonhando. também tive que trancar meu curso de história na gama filho aqui do rio por conta de grana, na época estava para casar, construíndo, etc, e aí, bau bau facu. tudo bem, ainda não voltei mas breve voltarei (tá parecendo profecia...kkkk).

    pelo menos concluí o curso inútil de teologia....bem, não foi tão inútil assim, foi lá que eu conheci minha lindinha....rssss

    agora, cá prá nós, deixa eu dar um pitaco no comentário do amigo renê e no seu sobre o curso de teologia:

    algumas disciplinas teológicas são muito boas, como a teologia bíblica(disciplina que não existe em grande parte de seminários furrecas que tem por aí), onde você lê o texto a partir dos contextos históricos, religiosos e sociológicos de onde se originou.

    outras como teologia sistemática é um saco, inútil mesmo. mas cá prá nós, jesus falou com vocês para parar de estudar teologia???

    pô, fala sério...rssss

    e por favor, não creia que deus vai retirar os 11 da sua frente só para você entrar...isso me cheira a nepotismo celestial...da próxima vez, estuda que você passa.

    abraços

    ResponderExcluir
  12. desculpe o erro de concordância, é a presa em digitar.

    "...dos contextos históricos, religiosos e sociológicos de onde se originaram".

    ResponderExcluir
  13. Eduardo,

    As vezes fico na dúvida se você não entendeu ou apenas gosta de distribuir patadas disfarçadas com risinhos, o tal do "bate e assopra".

    Não tenho como discutir relação pessoal com Jesus com você pois você optou em desdenhar DEle, então fico nos sábios conselhos de Jesus, que você deve se lembrar quais são...

    Quanto a "retirar os 11", vejo também que você não entendeu. Não estou torcendo para isso acontecer. Apenas procuro viver no centro da vontade de Deus (lembra disso?) e - sob estas condições - TUDO É POSSÍVEL.

    Por último, "vê se estuda" é de uma delicadeza sem tamanho. Parece que você NÃO ENTENDEU que eu fiz a prova apenas para testar meus conhecimentos e não querendo ficar entre os melhores para conseguir algo.

    O que aconteceu foi que acabei não indo tão mal assim e por dois dias estive classificado para a vaga na UFRJ.

    Só não estudo mais pelo mesmo motivo que você teve que trancar na Gama Filho. Faz sentido?

    ResponderExcluir
  14. Bem diz o ditado: "Quem abaixa muito acaba mostrando a bunda".

    Vou pensar mil vezes antes de postar assuntos pessoais novamente. Não vale a pena o desgaste emocional...

    ResponderExcluir
  15. Ah, a nota de corte na Unirio para Nutrição foi de 676,20.

    Já a nota de corte da UFRJ para Ciências Sociais foi de 699,36, com máxima de 797,04.

    Para quem nao triscou em nenhum livro ESPECÍFICO nem fez nenhum curos preparatório, tirar 664,02 raspou na trave.

    Com esta nota, se fosse playboy e não me importasse com qual curso iria fazer, estaria na UFRJ para:

    > CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA: 652,95
    > LETRAS - PORTUGUÊS E FRANCÊS (LICENCIATURA OU BACHARELADO) - PORTUGUÊS - FRANCÊS - 662,42
    > LETRAS - PORTUGUÊS E ALEMÃO (LICENCIATURA OU BACHARELADO) - PORTUGUÊS - ALEMÃO - 659,50
    > LETRAS - PORTUGUÊS E RUSSO (LICENCIATURA OU BACHARELADO) - PORTUGUÊS - RUSSO - 653,92
    > TERAPIA OCUPACIONAL - 660,96
    > LETRAS - PORTUGUÊS E ITALIANO (LICENCIATURA OU BACHARELADO) - PORTUGUÊS - ITALIANO - 660,84
    > EDUCAÇAO FÍSICA - 647,92
    > LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL (LICENCIATURA OU BACHARELADO) - PORTUGUÊS - ESPANHOL - 662,94
    > LETRAS - PORTUGUÊS E HEBRAICO (LICENCIATURA OU BACHARELADO) - PORTUGUÊS - HEBRAICO - 646,00
    > LETRAS - PORTUGUÊS E LATIM (LICENCIATURA OU BACHARELADO) - PORTUGUÊS - LATIM - 648,20
    > SAÚDE COLETIVA - 661,32
    > BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO - 656,76
    > LETRAS - PORTUGUÊS E ÁRABE (LICENCIATURA OU BACHARELADO) - PORTUGUÊS - ÁRABE - 662,68
    > LETRAS - PORTUGUÊS E GREGO (LICENCIATURA OU BACHARELADO) - PORTUGUÊS - GREGO - 658,82
    > CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - 662,20
    > SERVIÇO SOCIAL - 661,72
    > BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO - 660,48
    > PEDAGOGIA - 648,54
    > SERVIÇO SOCIAL - 655,78


    Isso na UFRJ. Se tivesse disponibilidade de tempo (a maioria dos cursos acima são de período integral) e facilidade de locomoção (muitos campus são na pqp) estaria dentro.

    Não acredito que fui tão mal assim... MESMO!

    ResponderExcluir
  16. Cara,
    tu num foi mal coisíssima nenhuma, foi bem pacas velho!
    Sobre os 11, sabe qualé?
    Os caras até podem não ser mais importantes que você e realmante não faz sentido pensar que Deus faria assim ou assado, né?

    Mas quem disse que Deus faz sentido pra minha concepção humana?
    Quem disse que o melhor pra um tem que ser prioritariamante melhor pro outro?

    Fica na paz, cara... seja teu o lugar (vaga) ou não, sei que Deus SEMPRE faz o melhor! Pra você E pros outros 11!

    Foi mal o pitaco, mas num resisti!

    ResponderExcluir
  17. Sabe, João, tem coisas que só servem pra confirmar a Palavra de Deus, mesmo. Quando Ele diz "Meus pensamentos são mais altos que os seus pensamentos", se referindo a nós, Ele está coberto de razão! Sabe o que imaginei, quando disse que 11 sairiam e que você entraria? Apenas que esses 11 teriam passado em outras opções, também, e as escolheriam em detrimento desta. Em nenhum momento eu vi um deus maldoso, como esse que habita a mente de muitas pessoas, arrancando os 11 daquilo que gostariam para as suas vidas. Seria, é e será o cumprimento do amor de Deus por todos.

    Mas, claro, esse amor é impossível de ser compreendido...

    ResponderExcluir
  18. ...somente vivido, como nós vivemos, mesmo sem merecer.

    E graças a Deus por não ser por merecimento!

    ResponderExcluir
  19. Se fosse, a gente tava futricado...

    ResponderExcluir
  20. joão, eu não de dei patata, meu velho, e os meus "risinhos" é porque eu sou escrevendo o que eu sou falando cara a cara, eu adoro rir...eu entendi que você fez a prova para testar como estava e acabou tendo uma ótima colocação, o que prova a sua inteligência, praticamente um cdf...kkkkkkk desculpe pela gargalhada.

    o que eu te disse e repito é: se você quiser passar na próxima, é só estudar um tiquinho que você passa fácil.

    rené entendi o recado. os 11 sairiam por vontade própria, ou seja, nada de interferência divina. certíssimo.

    abraços

    ResponderExcluir
  21. Sabe, Edu? Vejo você profetizar com sua própria boca aquilo que você deseja para a sua vida: nada de interferência divina! Dou graças a Deus e você deveria dar também, por Ele, nem sempre, atender nossos pedidos! Mas, como disse Jesus, de tanto a gente pedir, Ele acaba atendendo!

    Quanto aos 11, entenda como quiser, assim como eu entendo como quiser!

    ResponderExcluir
  22. prezado renê,

    " Mas, como disse Jesus, de tanto a gente pedir, Ele acaba atendendo!"

    eu já passei desse evangelho do medo há muito tempo. não acredito num deus ameaçador. abraços

    ResponderExcluir
  23. João,
    eu realmante ficaria muito triste, se de um dia pro outro, deixasse de ler coisas tão viscerais como costumo ler aqui.

    Seu blog tem uma particularidade em relação aos outros blogs, inclusive dos blogs de nossos amigos em comum.
    Ele é completamente pessoal, intransferível e passional.

    O modo que você escreve, colocando a cara, é um dos grandes motivos deu curtir tanto esse espaço e interagir aqui tanto com você, tanto com seus 'seguidores'.

    Não sou ninguém a ponto de dar conselhos a quem quer que seja, mesmo para amigos. Mas se fosse fazê-lo diria: Continue nessa mesma pegada!

    Não há no Evangelho Verdadeiro, sequer uma área, que você não se exponha, que não se arrisque e não se mostre!
    Se isso não acontecer, usaremos máscaras, seremos quem os outros querem que sejamos (e essa frase não é uma afronta a ninguém, ok?), o Evangelho é conteúdo pois Jesus é conteúdo!
    Creio que seu jeito de escrever, influencia muita gente. Eu mesmo fui (e sou) influenciado pela sua escrita e seu jeito descontraído, passional e contextualizado.

    Um amigo meu, ao ler meu blog disse, cara, seu blog é legal pra caramba, mas cadê o Wendel que se diverte conosco na roda de amigos?
    Entendi que ele era desprovido de uma das minhas maiores características, a esponteneidade.
    Então, fui me deparar com um certo Seu João e a Igreja intangível, ou coisa assim (rsrsrs) e mudei minha forma de ver Ler e escrever) as coisas.

    Num tô aqui puxando saco, não preciso nem quero!
    Mas falar que nós perderíamos o JC de sempre, ao meu ver, é indispensável!

    Um abraço meu amigo!

    ResponderExcluir
  24. Assino embaixo do depoimento do Apóstolo Wendel.
    Essa espontaneidade e sinceridade escancarada é simplesmente DEZ!!!

    ResponderExcluir
  25. Wendel, foi só um desabafo, passou, passou... rsrsrs

    Só digo que vida de profeta as vezes cansa!

    Um grande abraço e deixa eu parar senão vou chorar...

    ResponderExcluir
  26. Fazer o que?
    Isaías quis correr mas foi queimado pela tenaz, Jeremias deu desculpas de que era muito moleque, mas foi chamado assim mesmo, então...

    Grande abraço meu amigo!

    ResponderExcluir
  27. Cara, vc tá cercado de gente amiga que te ama.

    Já estou esperando novas confissões, desabafos e profecias.

    Sempre que me decepciono com certos lugares corro para este cantinho e ouço vozes amigas.

    obrigada obrigada

    ResponderExcluir
  28. Não sei o que está acontecendo.

    Não sei se é um complô de meus queridos amigos para que eu não pule da Pedra do Pontal (já desisti faz alguns dias) ou se Deus está usando vocês para um momento de refrigério espiritual...

    O que posso falar?

    Amo vocês!

    ResponderExcluir
  29. Tá bom, nos contentamos com um 'amo vocês' mesmo!

    srrsrs

    ResponderExcluir

Anônimo, eu não sei quem é você, mas o Senhor te conhece muito bem. Sendo assim, pense duas vezes antes de utilizar este espaço LIVRE (poderia bloquear comentários de anônimos mas não o faço por convicção pessoal e direção espiritual) antes de ofender quem quer que seja. Estou aberto para discutimos idéias sem agredir NINGUÉM ok? - Na dúvida, leia mil vezes Romanos 14, até ficar encharcado com a Verdade sobre este assunto...