Labels

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Carta aos tubarões e piranhas da Igreja Invisível


Aos amados irmãos da Igreja Invisível,

Saúdo a todo o cardume com a santa Graça, a doce Paz e pulinhos de alegria.

Amada bispa, direciono inicialmente esta à sua amada pessoa, pedindo licença de incluir o amado irmão sacerdote do Altíssimo (acabei de inventar seu novo cargo ministerial) para discutirmos os últimos assuntos concernentes aos caminhos que andam cruzando nosso Caminho.

A opinião de vocês será essencial para o direcionamento de nossos próximos passos (ou braçadas) nesse momento turbulento da blogosfera.

Confesso a todos que eu tenho uma visão mais "punk" do nosso ministério virtual...

Ela está ligada à defesa da fé, a apologética (é assim né?). Ao abrir o blog, não sabia onde ia dar (vide a minha primeira postagem). Comecei seguindo o Pavablog por indicação do Ricardo Gondim em um texto dele. Gostei, cara descolado, não deixa o rabo preso na mão de ninguém, tipo o menino lá do Cristão Confuso (esqueci o nome dele).

Durante o caminho também encontrei gente como o atirador de elite, o famoso metralhadora giratória, com seus zilhões de seguidores loucos para ver qual seria a próxima vítima de seu sarcasmo.

Confesso que na genese de meu blog me empolguei, passando a dar porrada pra todo lado, inspirado por sua atitude altamente bélica. A única coisa de boa que surgiu desta relação foi o aquário que passei a nadar por indicação dele, onde o tratador do aquário é uma pessoa altamente qualificada para tal. Acontece que com o tempo percebi que ele batia por bater e não era coerente. Para manter a coerência com MINHA CONSCIÊNCIA optei em não segui-lo mais. Estrelinha demais pro meu gosto.

Quem se lascou pra mim foi o nosso irmão Dom Quixote, que entrou em uma briga com ele por esta postura faca na caveira e acabou passando a imagem de querer pegar fama ao "matar seu John Lennon". Sei que não era esta sua intenção, mas foi esta a imagem que ele passou.

Ao ter que redirecionar minha caminhada "blogosferal" passei a falar das coisas do meu coração, de minha relação com Deus, de minhas cagadas e vitórias. Foi aí que eu encontrei a Bispa mais amada do Brasil e a Sacerdotisa-mor, que me deram muito, mas MUITO apoio e incentivo para escrever cada vez mais.

Veio e passou muita gente, mas nossa amizade se construiu sobre bases sólidas. Não concordamos com tudo (tivemos alguns desentendimentos mas fazem parte dos ajustes de qualquer relacionamento) mas temos os pés na mesma Rocha. A relação virtual virou amizade e com o tempo virou amor (amo vocês). Do fruto de nosso amor (uuuuuuuiiiiiiiii, parece música de corno!) nasceu o blog "Breakfast" (mistério profundo que somente poderá ser elucidado com muitas campanhas pelo vale do sal grosso, além das ofertas, sempre bem recebidas).

Passou mais tempo, mais blogueiros passaram a nos seguir, outros se escandalizaram com nossa postura e o atual momento é algo que não encontro palavras para descrever. Foi quando dois incaltos cristãos, o Sacerdote do Altíssimo, hábil manuseador da Santa Palavra, um verdadeiro espadaxim (é com xís mesmo?) e o não menos tudo o que disse do espadaxim irmão Ervilha entraram de gaiato em nossa praia, formando um abençoado Cardume.

Eles inicialmente apenas assistiram algumas de nossas loucas reuniões, mas passaram a achar graça (em todos os sentidos, inclusive com Gê maiúsculo) e foram astutamente levados por nossas redes. Afinal de contas - assim como Pedrão - somos todos pescadores de vidas. O problema é que na rede sempre vem peixe bom e peixe ruim.

Fora os dois trutas que falei antes,vieram outros simpáticos, mas uma fornada que passou do ponto também entrou: A irmã Super Pop Gimenez em busca de Ibope, o pastor Silvio Santos, o pastor Pé-no-Saco e o famigerado Tranca-Ruas. Estes por diversas vezes conseguiram tirar não só a minha paz, mas a tua e de vários outros blogueiros comprometidos com o Senhor, a pregação da Palavra e com o testemunho de vida.

Como te falei outras vezes e citei no início desta humilde carta (profetizaram que vai virar epístola!), tenho para mim que este espaço virtual que certamente é monitorado em todos os sentidos por anjos, demônios e seres humanos (tenho altas teorias da conspiração, se eu te contar você vai pedir para me internar!) é INSTRUMENTO DE DEUS PARA FAZERMOS A DIFERENÇA NA VIDA DAQUELES QUE PASSAM POR NOSSOS BLOGS. Eu creio tão firmemente nisso que até na hora de escolher uma imagem para ilustrar um texto procuro mudar o nome do arquivo de forma que aquela ilustração traga à mente um nome que leve ao meu blog, visando ser "um folhetinho de evangelismo" dado a uma pessoa desesperada.

(Estão entrando na viagem?)

Por esta mesma razão (pessoal), creio firmemente que:

1) Temos que deixar espaço para comentários. Com eles, vamos incentivar o debate, por mais desagradável que vez ou outra possa vir a ser;

2) Temos que deixar os loucos, possessos & estrelinhas comentarem a vontade, sem censura. Mal sabem eles que nestas águas profundas nadam muitos tubarões e piranhas (vocês entenderam) doidos para destroçar as heresias, distorções e qualquer outra aberração contra a fé cristã, a sã doutrina e nossos amados amigos;

3) Não perder o foco, manter a cabeça no lugar mas não deixar ninguém sem resposta, caso venham a falar ofensas pessoais ou coisas do gênero. Já teve vezes que fiquei com dores no corpo inteiro por dias por ranca rabos com gente do tipo o tranca ruas, a super-pop-gimenez, o Pastor Silvio Santos e Pastor Pé no Saco. Batalha espiritual pura!

Bem, é assim que eu creio. É assim que eu encaro este sacerdócio chamado blogosfera. Converso com minha amadíssima mulézinha sobre vocês (Bispa, Sacerdotisa mor, Espadachim (desisti do xís) e o Ervilha) como se fossem pessoas que sentam para tomar um bom vinho comigo na presença do Pai. Converso também sobre aqueles que querem tirar nossa paz. E ela gosta, se emociona comigo, me incentiva, até "mente pra caramba" dizendo que eu escrevo muito (só se for na quantidade de caracteres) e que devo seguir neste MINISTÉRIO!

Por esta razão eu deixo meu espaço aberto. Por esta razão a foto do meu blog é da Pedra do Pontal em frente a uma bandeira dizendo "PERIGO CORRENTEZA". Por esta razão escrevo muito sobre profundezas do mar e coisas do gênero. Em outras palavras: Se entrou aqui pode gostar, me achar ridículo ou se estrepar todo com meus textos, seus comentários e minhas réplicas aos comentários.

Notei que o Tranca Ruas parou de me seguir estes dias. Fiz minha parte, combati o bom combate e mantive a fé. Este sangue não será cobrado de minhas mãos, certamente.

Despeço-me de todos certo de que o Senhor nos dará sabedoria para agir nestes tempos de densas trevas, sendo sal fora do saleiro e luz colocada no lugar mais alto.

Em tempo: Escrevi na correria, o tempo urge e estou morrendo de sono. Portanto, nenhuma revisão foi feita no texto, o que possivelmente gerou erros gramaticais ridículos!

Amplexos e gavinhas para os manos, ósculos para as minas!

P.S: Mais uma sacudida na peneira, vamos ver se cairá mais coisa...

16 comentários:

  1. Caraaaaaca!
    Meu irmãaaaaooooo...
    Que cara mais ungido este, affffffffff

    Densa e extensa epístola!
    Vai levar algum tempo pra euzinha digerir, não intelectualmente, mas como revelação mesmo. Sério!

    Não sei se dou risada ou se choro. E não pelas palavras em si, mas pelo forte sentido delas, por saber e constatar mais uma vez que o pastor é um homem de Deus. E desculpe pelo velho clichê tão usado e abusado de maneira que tenha caído na banalização, mas à medida em que lia, só agradecia a Deus e era o que vinha à mente "dicunforça": UM HOMEM DE DEUS.

    E só peço a Deus, que em Sua Perfeita Soberania, continue te aperfeiçoando, te iluminando e te usando cada vez mais para que os leitores deste blog aprendam com (por meio de)você a discernir o que leem.

    Estou emocionada, e não pelas referências à minha pessoa. Jamais! Já passei da fase do deslumbramento adolescente que nunca tive nem quando era adolescente rss! Estou emocionada simplesmente por fazer amizade com gente do seu calibre.

    Deus é maravilhoso, pois enquanto leio com tristeza em blog de amigo que redes sociais estão separando milhares de casais justamente por esses tais deslumbramentos virtuais, alegra-me o coração ao ver gente sincera e de boa vontade levando uma palavra de amor e compaixão, mesmo que às vezes seja em forma de alfinetada ou puxão de orelha.

    Vou ter que ler essa epístola mais vezes rsss Para o meu próprio bem :)

    Agora, cá pra nós... Esse lance dos pulinhos... Sei não, viu? Desculpe, escapuliu he he

    Brincadeirinha... É só pra não perder o foco leve e descontraído do ministério. Afinal, Deus é solene mas não sisudo. (Adoro essa frase rss)

    Deus o abençõe grandemente!

    R.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia na Paz do Eterno!
    Eu li cada palavra,e sem palavras fiquei,uma epístola e tanto,tenho visitado um ótimo blog da qual sou leitora,tristemente chego lá,cade o campo dos comentários?
    cade a foto da filha de Deus que maravilhosamente inspirada nos escreve tão edificantes mensagens?
    Eu fiquei a pensar ,será que está sem tempo para responder?
    Foi só o que me ocorreu,enfim sua "cartinha",ainda que para mim algumas coisas ficaram sem sentido,não que não tenham,é que eu não conheço a razão principal dela...
    Gostaria de dizer que concordo com as críticas e aplaudo sua iniciativa em editar a mesma,que o Poderoso te abençoe,te inspire e conduza na sábia e única direção,o Amado Cristo Sempre te de paz e graça abundante!!
    Fica na doce paz,e tenha um lindo dia!

    ResponderExcluir
  3. Eu estive 'fora' uns dias, por conta de trabalho e coisa e tal, mas percebi que alguma coisa havia acontecido.

    Concordo com JC em todos os sentidos (tanto esse Jotacezinho, quanto com aquele Jotacezão, sabe?) e acho, que mesmo passando por dificuldades e situações frustrantes, irritantes, desconcertantes devemos manter firme a postura de fé e Caminho que nos fora outorgada.

    Minha história na blogosfera é um tanto quanto parecida com a do pastor João. Já segui e deixei de seguir muita gente, já fui metralhadora de grosso calibre, já usei roupa de kevlar (a prova de balas) e colete de guerra, já me decepcionei e...
    Encontrei a Igreja Uni.... não não era isso, peraí...

    Então encontrei gente honesta, sincera, que nem sempre fica posando de santarrões, mas que me conquistarma justamente pela Graça e possibilidade de viver desarticulados da religião.

    Fiquei muito triste em saber que muita da comunhão que tive com estes queridos foi impedida por ter comantários trancados.

    Voltei a uma espécie de estaca zero...
    Eles estavam lá, mas não poderia mais falar com eles... só ouví-los.
    Me parecia mais como na anbtiga forma em que 'apenas' ouvíamos nossos 'mestres' mas com eles não podíamos interagir...

    Tomara que não tenha sido mal interpretado.... amo TODOS vocês!

    paz....

    ResponderExcluir
  4. Amado apóstolo João,

    É com profunda emoção que recebo esta sua epístola. Tal qual a Rê, destaco que esta emoção não é pelas palavras, em si mesmas, mas pelo sentido delas.

    Carregada de símbolos, que, certamente, muitos vão tentar esquadrinhar, sua epístola nos faz refletir sobre os motivos que nos levaram a abrir um blog e nos traz à memória o caminho que trilhamos, desde então. Mas, acima de tudo, nos dá um direcionamento valiosíssimo, quanto ao caminho a seguir, independentemente dos motivos iniciais e dos caminhos já percorridos por nós: buscarmos que nossos blogs sejam "INSTRUMENTOS DE DEUS PARA FAZEREM A DIFERENÇA NA VIDA DAQUELES QUE PASSAM POR ELES". E isto passa pelos três mandamentos que você ordenou.

    No mais, digo eu, não o Senhor: abre o olho com esses pulinhos, rapá!!!

    Abração e continue na Paz!

    ResponderExcluir
  5. A irmã Super Pop Gimenez em busca de Ibope, o pastor Silvio Santos, o pastor pé-no-saco e o famigerado tranca-ruas.

    descreve tão bem....

    tô com medo o do que vc comenta com a esposinha.
    Vc me deu alguma alcunha?

    ResponderExcluir
  6. Pastor,

    Em consideração à Rita - pois creio que suas palavras amáveis são direcionadas a mim - gostaria de agradecer e explicar-lhe que tenho andado muito ocupada fora da web(usando mais o word rss) mas vou voltar em breve com fotinhas, comentários e tudo o mais rss

    Inclusive até já havia falado por e-mail para alguns blogueiros, dos quais tenho endereço eletrônico, e para minha fiel e antiga lista que me lê com frequência embora não comente (no blog).

    Valeu pelo carinho,

    R.

    ResponderExcluir
  7. Eita, W.

    Foi mauzzzzz

    Vc tb, né?

    Sorry, é que eu achava que vc tava na minha lista de e-mail de blogueiros... Vc não me deu sniffff

    E não que eu curta esse lance de panelinha que divide, mas sim uma imensa panelona he he desde que sejamos amigos sinceros, ainda que diferentes :)

    Beijos a todos!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rê, num dei porque vc num pediu (MAGOEI), mas ele está disponível no meu perfil...
    wendelbernardes@yahoo.com.br

    Beijo pra ti também, querida!

    ResponderExcluir
  9. Wendel,

    Imagine o esforço enorme que tenho feito, com web literalmente em punho e evitando estar aqui; sim, pois tenho ocupado grande parte do meu tempo com o word, só escrevendo, escrevendo, escrevendo...

    É claro que, de vez em quando, dou uma checada na minha cx postal, arrisco msn e tenho lido meia dúzia de blogs... Só pra ficar antenada:)

    E mais: aqui e ali faço um e outro comentário super rápido e volto correndo pra não sair do foco rss.

    E o "super rápido" não é por falta de consideração, pelo contrário, é justamente pela consideração que eu não resisto a essa escapada.

    Mas breve tô voltando à ativa, podexá. Afinal, nada mais saudável do que o convívio virtual com amigos iguais e amigos diferentes :)

    Beijos a todos,

    Rê.

    ResponderExcluir
  10. Bispa, só agora consegui parar para ler e comentar os comentários, rsrs

    Não escrevi antes por pura falta de tempo! Como evento da Nike que o Sacerdote me indicou, fiquei com três dias de trabalho aqui no escritório por fazer e tenho que colocar tudo em dia!

    Olha, você me conhece e sabe que falo o que vivo e sinto, por esta razão o texto saiu tão visceral. Como costumo dizer, "é assim que eu creio".

    Quanto aos pulinhos, coloquei de sacanagem mesmo, só pra despertar dúvidas em relação à minha masculinidade! (pura brincadeira para os iniciados que sabem de onde surgiu esse papo de pulinhos... rsrs).

    Mil amplexos!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia querida Rita,

    Como disse pra bispa, só respondi seus comentários agora por falta de tempo, desculpe!

    Muito obrigado por comentar. Este papo está "cifrado" para não expor algumas pessoas. Não que elas não mereçam ser expostas, apenas quis evitar maiores desgastes com o "eixo do mal".

    Um lindo dia para você também!

    ResponderExcluir
  12. Wendel,

    Mal interpretado? Never!

    Legal saber que nossas histórias são parecidas. In fact, acredito que a grande maioria dos blogueiros cristãos não sabiam exatamente onde iriam chegar.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Querido René,

    Já falei que os pulinhos foram apenas para quebrar logo de início o gelo, pois viria sarrafada das boas!

    Entonces, esta história de espadachim me levou a outra ilustração: Ao invés de tubarões, creio que o melhor seria dizer "peixe espada", tem mais a ver com o manuseio da Palavra!

    Abraço bem forte, em breve ao vivo e em cores (vai treinando o xadrez...)

    ResponderExcluir
  14. Dri, amada sacerdotisa!

    No começo seu nick era apóstola lembra?

    As alcunhas pejorativas são apenas para aqueles que merecem mas não quero espor. Só sei que se eles lerem certamente saberão de quem estou falando.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Pastô,

    Vc também é amado do meu coração.

    Lembra que o pastor Silvio Santos insinuou que eu teria um teretetê com sua pessoa por defendê-lo?

    que bichinho tolo...

    Tolo feito uma porta.

    Não faz ideia do que seja irmandade em Cristo, nesta grande familia espalhada pela terra, onde não há distância e a sintonia é inspirada pelo Espírito de Cristo. Não dá para exlicar, tem que viver para saber.

    Eu defendo os amigos mesmo que me exponha, seja o diabo que se levante ou a mediocridade religiosa que seja a origem do ataque, em mim vc encontrará uma aliada contundente pois defendemos a mesma causa, não tenho duvidas disso.



    Saudades do longos textos da bispa necessária.



    abraços a todos os amigos

    ResponderExcluir
  16. João,

    Posso até treinar, mas vai ter que ser no computador, pois meu filhote mais velho carregou meu tabuleiro com ele!!!

    Abração, na expectativa de que seja ao vivo e em cores (não muito colorido, né?), mais breve do que se possa imaginar!

    ResponderExcluir

Anônimo, eu não sei quem é você, mas o Senhor te conhece muito bem. Sendo assim, pense duas vezes antes de utilizar este espaço LIVRE (poderia bloquear comentários de anônimos mas não o faço por convicção pessoal e direção espiritual) antes de ofender quem quer que seja. Estou aberto para discutimos idéias sem agredir NINGUÉM ok? - Na dúvida, leia mil vezes Romanos 14, até ficar encharcado com a Verdade sobre este assunto...