Labels

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Namoram com Jesus mas dormem com Moisés


“Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado? Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da Lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram? Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio? Será que foi inútil sofrerem tantas coisas? Se é que foi inútil!”Gálatas 3.1-4

Ao ser praticamente obrigado pela bispa Regina, fundadora da Comunidade Bora Ler e a apóstola Adriana, sua fiel escudeira (vou apanhar das duas) a escrever sobre este assunto, inicialmente pensei em postar o capítulo 3 de Gálatas na íntegra. Assim, não teria como sair feio na foto. Tiraria 10 com louvor, pois Paulo já tinha resumido tudo neste brilhante capítulo de sua carta aos irmãos da Galácia. Entretanto, após muito pensar, resolvi voltar atrás. O objetivo das duas obviamente era o de selecionar um tesoureiro para esta mais nova denominação e eu não iria perder a boquinha de encher meus bolsos com as migalhas que certamente cairiam da mesa destas duas abastadas e ungidas varoas.

Tudo isso começou numa longa troca de comentários no blog da bispa, gerada pelos comentários de um anônimo (que mais tarde descobrimos se tratar de uma anônima), fortemente voltado para o legalismo. Ao final dos comentários, a apóstola soltou a pérola que motivou este post:

“Uma aula para aqueles que namoram Jesus mas dormem com Moisés e para aqueles que estão em pleno surto psicótico acreditando que são o Justo Juiz”.

Grande responsabilidade. Meu futuro eclesiástico está em jogo!

Dói em meu coração ver amados e sinceros irmãos, se relacionando com Jesus, mas que – talvez por sonambulismo espiritual – caminham constantemente até o leito de Moisés durante as noites sem fim! Freqüentemente falando da bendita Graça, sem, contudo vivê-la em sua plenitude!

Certamente alguns dirão que defendemos esta bandeira motivados por questões pessoais. Acharão que pregamos a liberdade em Cristo para que possamos perambular pelos caminhos dos perdidos. Só que não é isso. Vemos e não cansaremos de denunciar que muito (praticamente tudo para ser mais preciso) do que é pregado sobre usos e costumes nas igrejas evangélicas serve apenas como instrumento de manipulação de vidas que , servilmente, aceitam tudo o que lhes é imposto sob a desculpa de que aquilo é vontade de Deus.

Veja o que disse o Senhor a respeito disso:

"Então, Jesus disse à multidão e aos seus discípulos: "Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam. Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los. Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas; gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas, de serem saudados nas praças e de serem chamados 'rabis'." - Mateus 23.1-7

Estes são os líderes que manipulam seus rebanhos com extrema pressão psicológica disfarçada de espiritualidade, mas que não passa de uma ardilosa forma de manter seus fiéis sob um jugo que eles próprios nem triscam com um dedo. Questões como proibir o uso de roupa preta ou vermelha, ter ou assistir televisão, ler jornais e revistas, comer carne de porco, beber Coca Cola, criar animais (até bichinhos de pelúcia são proibidos!), ter plantas, entre outras bizarrices são exemplos que você mesmo pode verificar clicando AQUI e que comprovam que em pleno século XXI ainda existem vidas que aceitam viver sob este peso de doutrina. Em outra igreja, seu "apóstolo" chegou ao extremo do ridículo de proibir seus membros de usarem conexões USB por terem a forma do trindente do diabo! (se não acredita clique aqui e chore comigo!)

O legal é que no mesmo site que pesquei algumas dessas doutrinas você verá que elas são quebradas. Uma cantora em destaque está com uma capa de botijão (aquilo não é vestido) vermelha. O sapato do nobre líder desta denominação é preto. E assim vai... (note que minha intenção não é ridicularizar os membros desta igreja, mas expor o absurdo exigido de seus membros).

Não nascemos para sermos escravos de homens. Somos filhos amados de Deus, e assim Ele nos trata. Ele sabe que não podemos levar nas costas fardos maiores do que somos capazes de carregar. Ele conhece nossa estrutura.

Nunca cansaremos da falar sobre nossa posição em relação ao legalismo exacerbado que temos encontrado em nosso caminho. Quantas vidas preciosas conhecemos e que estão cansadas por carregarem um fardo extremamente pesado sobre seus ombros, sendo que nosso amado Jesus disse:

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas”.
Mateus 11.28-29

7 comentários:

  1. Jc,

    Não vou brigar contigo, por que estou com dor de barriga de tanto rir.


    Mano,

    Você foi além, como sempre escreveu a crônica evangélica contemporanea.
    Genial sua observação sobre os nossos "porques" em defender a Graça, tenho esta mesma impressão de que alguns pensam que somos o povo do oba-oba.
    Ledo engano, a liberdade gera liberdade e responsabilidade, a compreenssão desse Amor e Perdão me leva a amar e perdoar (não é fácil, mas o convite está feito).Nesta relação o meu dever é amor, na horizontal e vertical.
    Na teoria é bunitinhu, na pratica dói, virar gente, dói.
    Há um segurança dentro dos portais do legalismo, mas a tal é surto.

    Abraços reverentes

    ResponderExcluir
  2. Afff quase não acho onde comentar.

    E que leiáuti mais aviadado esse, nossa!

    Cheio de cores tipo tons pastéis e um tal de tom sobre tom, arrasou!

    he he

    Brincadeirinha, tá muito massa é só pra tirar onda meizzzz

    Bom, mas agora que já inflei seu ego, bora parar com esse negócio de bispa, apóstola rss que eu tô ligada que vc tá é de olho no caixa dois e em alguma ilha paradisíaca com a sua Rutinha. :)

    Sério, poxa, que texto é esse? É só dar "o mote" e pronto, flui assim rapidex?!

    Na boa, não tô bajulando. e como não sei o que dizer, vou imitar a apóstola, digo, a Dri:

    Escreveste a crônica evangélica contemporânea.

    E mais namorar com um e dormir com outro é uma baita traição. A ambos.

    bjs intu e na Cirrute

    ResponderExcluir
  3. Bispa,

    Você me mata!

    Eu iria comentar o frufru excessivo mas aviadado foi no ponto! kkkk

    ResponderExcluir
  4. Primeiro: Vocês mandam, eu obedeço. Ai de mim se não pregar o Evangelho! além do mais, teste é teste, quero muito a vaga de tesoureiro!

    Segundo: Pagaram um pau pro layout que eu sei, mesmo aviadado...

    Terceiro: Estou apanhando feito um condenado pra aprender a mexer neste novo layout.... aaaaaaaahhhhhhhhhhh!!!!

    ResponderExcluir
  5. Pastô,

    Já que você me nomeou diácono da IBL (tem vaga de presbítero, não?), na aludida longa troca de comentários, no blog da Bispa, não poderia me furtar de comentar sobre este texto.

    Primeiro, digo que a frase da Apóstola tem que entrar no concurso de frase do século, pois deve ganhar com o pé nas costas!

    Segundo, só posso crer que o Espírito de Cristo já havia colocado o assunto em seu coração e você o aplicou em sua vida, senão, seria quase que impossível você dissetar com tanta propriedade.

    Por último, também me dói muito ver o engano de tantas pessoas, pensando que se relacionam com Jesus, quando, na verdade, nunca O 'viram' e só O conhecem de ouvir falar. São presas fáceis para os manipuladores da Palavra, que exercem liderança, apenas, por considerarem a piedade como fonte de lucro.

    Reverências ao clero da IBL (Bispa, Apóstola e você, Pastô Tesoureiro).

    Abração, meu amigo, e muita Paz!

    Ah! Não achei o design aviadado, não! No máximo, abaitolado! rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado, recém promovido a presbítero René, pela parte que me toca! Também tô achando muito technicolor, mas uma hora chega em que teremos que decidir se sairemos do armário ou não...

    Quanto a Deus ter inspirado o texto antes de ser obrigado por estas duas abençoadas eu não duvido não. Ele só não tinha falado pra mim antes, mas já tinha entregue o mistério para as duas cervas (com cê de cerveja) supra mencionadas.

    Prova disso são os dois útimos textos postados aqui e no Café com Leite. Eu e a Dri abordamos o mesmo assunto por ângulos diferentes...

    Estou arrepiado cara!

    Forte abraço!!!!!

    JC

    ResponderExcluir
  7. J.C.

    Na boa, eu sou da humilde opinião que o René também deve ser bispo pra não parecer que a IBL é uma feminista opressora (Até porque ainda não chegamos no ano de 2031 he he)

    Vide ---> http://cafecomleitecrente.blogspot.com/2010/12/como-as-mulheres-dominaram-o-mundo.html

    Porém, como eu sou doida mas tenho juízo, quem decide é o cara do dinheiro, claro.

    Portanto, resolva essa parada ae

    R.

    ResponderExcluir

Anônimo, eu não sei quem é você, mas o Senhor te conhece muito bem. Sendo assim, pense duas vezes antes de utilizar este espaço LIVRE (poderia bloquear comentários de anônimos mas não o faço por convicção pessoal e direção espiritual) antes de ofender quem quer que seja. Estou aberto para discutimos idéias sem agredir NINGUÉM ok? - Na dúvida, leia mil vezes Romanos 14, até ficar encharcado com a Verdade sobre este assunto...