Labels

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Zé-povinho e o filho da dona Maria



Quando o filho da dona Maria acabou de passar a fita do que ia rolar para os manos, depois de saírem da quebrada e começassem a falar a real na pista, saiu fora do Capão Redondo e foi trocar uma idéia forte com os manos do Jardim Ângela.

Quando Joãozinho BT, que tava preso no 102º DP de Capão Redondo por ter falado umas verdades para o sub prefeito de Santo Amaro, recebeu a letra do que o filho da dona Maria estava fazendo na quebrada, pediu para os manos que foram visitá-lo sábado de manhã que perguntasse pra ele: “E ai mano, tu é o cara mesmo ou a gente vai ter que esperar outro truta colar na fita pra dar um alívio pra gente?”

O filho da dona Maria devolveu de primeira: “Volta lá e fala pro truta as paradas que tão rolando aqui na quebrada: O pessoal está abrindo o olho, não está tropeçando por aí. Os que estavam bichados estão ficando à pampa, quem não estava ouvindo o que a gente dizia está se ligando no esquema. Até aqueles manos que estavam quase mortos, com os dias contados, estão nascendo de novo e – melhor de tudo: Todo o povo da periferia está se ligando que nosso papo é reto! E é bom para quem ouvir se ligar que eu sou o cara!"

Quando eles deram linha na pipa, o filho da dona Maria chamou a galera na chincha a respeito do Joãozinho. “Vocês saíram de suas gomas pra ver o que aqui? Fala ai! Vieram ver um playboy? Playboy vocês só vão ver lá nos Jardins! Fala ai mano!!! Vieram aqui pra ver um MC cantar Rap? Pois ele é muito mais que um MC! Tá ligado naquela parada que picharam na entrada da favela que dizia: “Se liga ai mano! To mandando na frente um truta que vai deixar adiantar minha parada?” Se liga então Zé-povinho! Dessa galera aí que nasceu da mulherada por aqui, ninguém foi mais cabuloso que o Joãozinho BT, mas mesmo assim ele ainda é café pequeno perto da galera lá de cima"!

“Desde mili duk, quando Joãozinho BT ainda tava na área até agora, pra poder subir só se fosse na porrada, e eram só os alemães que tinham a moral. Pois todos os MC’s deram a letra até o João. E, se vocês querem se ligar no movimento, era ele mesmo o Aderbal que falaram que iria colar na goma. Se quiser se ligar se liga na parada!”

"Olha a cara de vocês! Cambada de Zé-povinho! Vocês são do mesmo naipe da molecada que fica de bobeira o dia inteiro na porta do colégio e aloprando quem passa na rua: “Pô cara, tocâmos pagode e vocês não dançaram, falamos a fita sinistra que rolou ano passado e vocês nem se ligaram! Nesta veio Joãozinho BT, que só comia mata boy e não parava no boteco pra tomar uns gorós e vocês falaram que ele era doidão. Veio eu aqui, o filho da dona Maria, que batia uma chepa legal e tomava breja com a galera e vocês vem querer queimar minha fita dizendo: “Ó lá o draga, cachaceiro que só anda com tranqueira"!

Aê Zé-povinho, fica na moral: A gente tá ligado no movimento e nossa fita tá limpa!


Bíblia dos Manos, Mateus 11.1-19

11 comentários:

  1. Eu sou paulistano mina. Apenas "estou" nesta "cidade maravilhosa" chamada Rio...

    Morava no Angela tá ligada? M'Boi Mirim, Piraporinha, Herculano, Missionária, Vila Joaniza, Jardim Miriam, Cupecê... minha área!

    ResponderExcluir
  2. Acho então que sou o único carioca nessa parada aqui, né não?

    Cara, vou te falar...
    meus neurônios demoraram pra pegar no tranco, mas quando rimaram (depois de rir igual a maluco - Tô sozinho aqui, né?) percebi que se tratava dum dos maiores textos de revelação e verdade que Jesus (o filho da D. Maria) teve com seus discípulos (e os dos outros também)

    Chapa, curti muito a linha de raciocínio...
    além de divertido soou muito eficaz e posso dizer que absolutamente nada do contexto original foi subtraído... só não concordo com Jesus ouvindo batidão.... que heresia... tá doido!?

    Jesus ouvia outra parada (rock'n'roll, tá ligado?)

    Amplexos!

    ResponderExcluir
  3. Ae mano Wendel, salve geral!

    Tô ligado que Jesus só curtia rock, assim como eu e você. É que o rap nacional fala a realidade da periferia, por mais que possa soar como apologia à violência (questão de entrar na viagem, tá ligado?).

    Cara, vou te falar: Não é tão fácil parafrasear a Bíblia, mas o resultado vale a pena. Me divirto um monte mas, como você bem disse, sempre preocupado em não tirar nem por nada além do que ESTÁ ESCRITO.

    Se você curtiu dá uma olhada no marcador "o filho da dona Maria", tem uns textos no mesmo naipe.

    Abraço forte! (pois ainda não olhei no google para saber o que são os seus amplexos...)

    ResponderExcluir
  4. E amplexo é um complexo muito amplo he he

    ResponderExcluir
  5. Nossa bispa, que mente adubada e fértil a sua...

    ResponderExcluir
  6. João (não é o BT),

    Cara, você podia traduzir a Bíblia pra esse idioma modernês usado aqui no Brasil (e que eu entendo pouquíssimo, mesmo sendo tradutor). A Bola de Neve não lançou a Bíblia do surfista? Então, lança a Bíblia da periferia!!! Mais uma produção da IBL.

    Gostei dos comentários, também, principalmente, que o Wendel acreditou que você precisava olhar no google... rssss

    Abrexos a todos!! E muita Paz!

    ResponderExcluir
  7. hihihihi momento escolinha do professor Raimundo

    a do go


    muita paz mesmo para todos os manos

    é nois

    ResponderExcluir

Anônimo, eu não sei quem é você, mas o Senhor te conhece muito bem. Sendo assim, pense duas vezes antes de utilizar este espaço LIVRE (poderia bloquear comentários de anônimos mas não o faço por convicção pessoal e direção espiritual) antes de ofender quem quer que seja. Estou aberto para discutimos idéias sem agredir NINGUÉM ok? - Na dúvida, leia mil vezes Romanos 14, até ficar encharcado com a Verdade sobre este assunto...