Labels

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Enem - meu protesto, enviado à Defensoria Pública da União


Prezados Senhores, bom dia.

Meu nome é João Carlos, tenho 41 anos e tive poucas oportunidades para dar andamento aos meus estudos, devido ao fato de ter começado a trabalhar muito cedo.

Com muito esforço, concluí o Ensino Médio (na época o Segundo Grau) em 1990, mas não consegui dar andamento ao grande sonho da Universidade.

Neste meio tempo não fiquei parado. Graças a Deus consegui bolsa de estudos numa escola de inglês de primeira linha e esta segunda lingua abriu várias portas. Mesmo assim, a Universidade sempre foi um "sonho distante", devido às responsabilidades que tive que assumir desde cedo.

Com a inclusão do Enem para critério de acesso para Universidades públicas e particulares, voltei a sonhar com a possibilidade de ingressar no ensino superior.
Fiz minha inscrição, aguardei a chegada das provas e - uma semana antes - tive que fazer uma cirurgia no joelho. Mesmo assim, fiz as provas e pelo que pude verificar nas correções disponibilizadas em sites da internet, tive o aproveitamento de 70% (SETENTA POR CENTO) que a meu ver é muito bom para quem ficou 20 anos "longe" da escola, mas sempre me aperfeiçoando por conta própria.

Agora pergunto: É justo eu ter passado por tudo que passei, ter visto uma luz no fim do túnel, ter agarrado a oportunidade que me apareceu e vê-la sendo jogada fora por erros ocorridos alheios à minha vontade?

Só tem sido discutido os 2, 3 mil que se sentiram "prejudicados". E os 3.998.000 de estudantes que não sofreram prejuízo? Não adianta alegar que todos estarão na mesma situação. Como bem diz o filósofo: "UM HOMEM NUNCA PASSA DUAS VEZES PELO MESMO RIO. PRIMEIRO POR QUE AS ÁGUAS SERÃO OUTRAS, SEGUNDO POR QUE ELE PRÓPRIO TERÁ MUDADO".

A pressão é toda contra. O processo é desgastante. Também tenho meus direitos, concordam?

Fica meu protesto.

Cordialmente,

João Carlos dos Santos - 41 anos - sobrevivente e tremendamente frustrado...
Número de Inscrição no Enem: 2010...

15 comentários:

  1. Vilge...

    Parece que nós dois hoje acionamos o botão do desabafo rss

    Estou contigo, assino embaixo.

    Mas não posso deixar de dizer da minha surpresa em constatar sua sapiência sem um curso superior. O qur não tem absolutamente nada a ver, já vou logo dizendo.

    E não é ignorância ou desinformação, pois meu pai foi um auto-didata que colocou doutores acadêmicos no bolso. De médicos a advogados.Não foi à toa que ele foi Secretário da Educação durante várias gestões consecutivas e reeleito por unanimidade presidente do Rotary também incontáveis vezes. Ele viajava por aí afora - de norte a sul - representando o Distrito que englobava várias cidades(inclusive em época que não havia internet nem vôo comercial à vontade e quase de graça rss). Enfim, tem um texto sobre ele no meu blog se não me engano do dia seis de dezembro do ano passado (dia do seu niver) e até acho q vc já leu.

    Mas nem por isso deixei de estar surpresa rss Imagino tu acadêmico afe!

    Boa sorte!

    R.

    ResponderExcluir
  2. A self mad man, digamos assim...

    Não me troco por 80, 90% duns caboclinhos que conheço que tem "diproma" na parede sem contudo terem retido 10% do que aprenderam...

    Como diria Maomé: É nóis mano, tá ligado?

    ResponderExcluir
  3. Outra: 70% "sem estudar" descurpa ai, mas num é pouco não! Fiquei feliz paracaramba!

    Uhúúú!

    De antemão, já tenho mexido meus pauzinhos e existe uma grande chance de conseguir bolsa na Gama Filho e na Estácio de Sá!

    Yep!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah, facú eu até comecei, mas Teologia...

    Deus, que é muito bão, permitiu eu parar...

    (se liga no mixtério serva do Altíssimo!!!)

    ResponderExcluir
  5. Pastor,

    Achei o texto em homenagem a meu pai

    http://reginafarias.blogspot.com/2009/12/meu-pai.html

    ResponderExcluir
  6. Sabe o que é isso em você?!

    Base escolar. Quando se faz bem feita uma escola fundamental, neguinho "vai embora" sem medo de ser feliz. :)

    Sim, e claro que vc deve ter um QI acima da média( oia euzinha fazendo média) e não por ser de São Paulo he he

    Só não sabia que se atribui a Maomé essa clássica frase afe, blogando e aprendendo rss

    Abs,
    R.

    ResponderExcluir
  7. Esse Maomé q vc citou, é pastor da Universal?
    eles falam desta maneira

    ResponderExcluir
  8. Ser um cristão verdadeiro, é ser CHIQUE...
    Digo, cristão verdadeiro..pq 80% q se dizem EVANGÉLICOS, são como sementes no meio de espinhos...Se os espinhos crescerem......sufoca a semente e não nascem.....

    SER CHIQUE SEMPRE

    GLÓRIA KALIL

    Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como nos dias de hoje.
    A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da
    vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas.
    Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa ou
    closet recheado de grifes famosas e importadas. Muito mais que um belo carro Italiano.

    O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem,
    mas a forma como ela se comporta perante a vida.

    Chique mesmo é quem fala baixo.
    Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas,
    nem por seus imensos decotes e
    nem precisa contar vantagens,
    mesmo quando estas são verdadeiras.

    Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem brilho próprio.
    Chique mesmo é ser discreto,
    não fazer perguntas ou insinuações inoportunas,
    nem procurar saber o que não é da sua conta.
    Chique mesmo é parar na faixa de pedestre
    É evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua.
    Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às
    pessoas que estão no elevador.
    É lembrar do aniversário dos amigos.
    Chique mesmo é não se exceder jamais!
    Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir.

    Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor.
    É "desligar o radar" quando estiverem sentados à mesa do restaurante, e
    prestar verdadeira atenção a sua companhia.
    Chique mesmo é honrar a sua palavra,
    ser grato a quem o ajuda,
    correto com quem você se relaciona
    e honesto nos seus negócios.
    Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer,
    ainda que você seja o homenageado da noite!

    Mas para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo,
    de se lembrar sempre de o quão breve é a vida
    e de que, ao final e ao cabo, vamos todos retornar ao mesmo lugar,
    na mesma forma de energia.
    Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor,
    não desperdice as pessoas interessantes com quem se encontrar
    e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não te faça bem.

    Lembre-se: o diabo parece chique, mas o inferno não tem qualquer glamour!
    Porque, no final das contas, chique mesmo é ser feliz!

    Investir em conhecimento pode nos tornar sábios... mas amor e fé nos tornam humanos!

    ‎´A felicidade aparece para aqueles que choram. Para aqueles que se machucam. Para aqueles que buscam e tentam sempre. E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.´ Clarice Lispector

    ResponderExcluir
  9. Anônimo, beleza?

    Obrigado por comentar... however, este texto tem qual ligação com o assunto que expus???

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. CORREÇÃO:

    A célebre frase "é nóis mano, tá ligado?" foi erroneamente atribuída a Maomé. É que ele era meio embalo e passou a falar isso para todo mundo.

    Quem falou esta frase pela primeira vez foi Sun Tzu em seu livro de receitas bélicas "A Arte da Guerra"...

    JC também é cultura!

    ResponderExcluir
  11. Aaaaaah bom, aí tá certo! Eu também sabia assim rsss

    Receitas bélicas he he eu li rapidim "básicas" ah ah ah

    ResponderExcluir
  12. Taí... geralmente antipatizo anônimo, mas esse aí é dez!

    ResponderExcluir
  13. Se conselho fosse bom num se dava, vendia... mas lá vai: anônimo, rpz, pq vc num "cria" um blog?

    he he

    ResponderExcluir
  14. Eu também acho que este anônimo tem futuro. Um dia vai "ser alguém", pode ter certeza!!!

    ResponderExcluir

Anônimo, eu não sei quem é você, mas o Senhor te conhece muito bem. Sendo assim, pense duas vezes antes de utilizar este espaço LIVRE (poderia bloquear comentários de anônimos mas não o faço por convicção pessoal e direção espiritual) antes de ofender quem quer que seja. Estou aberto para discutimos idéias sem agredir NINGUÉM ok? - Na dúvida, leia mil vezes Romanos 14, até ficar encharcado com a Verdade sobre este assunto...