Labels

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Só sabe o quanto está limpo quem viu sujo no começo...


Desde o dia 3 de Dezembro ando numa correria louca. Cansado, irritado, correndo atrás de vários detalhes para que chegasse o Natal e o apartamento que acabei de mudar estivesse brilhando. Ele é de primeira locação, com uma varanda gigantesca. Dá até para colocar todos os parentes que virão passar o final de ano conosco dormindo lá, pois tem mais espaço na varanda do que em meu quarto!

Só que não foi tão fácil deixar as coisas do jeito que eu gosto. Pense em um cara chato e detalhista. Multiplique por 10. O resultado deve chegar próximo do meu nível de exigência em relação às coisas que estão sob meus cuidados.

Havia muitos resíduos da obra. Restos de cimento, rejunte de azulejo e tinta espalhados por todas as paredes com azulejos e nos pisos. Como tive que mudar algumas horas após pegar as chaves, não houve como fazer A FAXINA antes de começar a descarregar a mudança. Tive que ir limpando cada pedacinho do apartamento à medida que avançava com a instalação dos móveis e acessórios.

O problema era a minha angústia em acabar tudo de uma vez. Gosto de pegar o touro pelo chifre, mas não tinha condições físicas nem muito menos tempo disponível para acabar a faxina em apenas um dia. Cada centímetro limpo praticamente “na unha” era um pequeno avanço que ia me satisfazendo aos poucos. Munido de um balde com água sanitária, “Veja”, uma esponja e um pedaço de plástico que encontrei no meio de minhas tralhas e que servia de espátula (tenho espátula de metal, mas arranhava todo material cerâmico...), fui limpando parte do banheiro até que instalassem o box (que foi outra novela). Após retirarem o aquecedor a gás da área de serviço (a pedido meu) e arrumarem o buraco que ficou no gesso fui limpando parte da cozinha. Cada dia livre pegava um cômodo e passava o dia inteiro limpando cada detalhezinho que para muitos passariam despercebidos, mas que não estavam como eu gostaria que ficassem.

À medida que avançava, falava para minha mulher: “Olha amor como ficou limpo aqui!” Ela, que estava desde o início da mudança com o apartamento em estado caótico, sabia valorizar cada metro quadrado que passava a brilhar. Com isso, comecei a dizer para mim mesmo: “Só sabe o quanto está limpo que viu sujo no começo”. Esta frase passou a ser o troféu de cada dia. Olhava para o cômodo limpinho e pensava: “Caramba, quem ver isso aqui assim não vai dar a importância devida, pois quem limpou para ficar assim foi eu”.

Este conceito do “só sabe o quanto está limpo quem viu sujo” cabe para avaliar os seres humanos que encontramos no cotidiano. Eu por exemplo... Antes de minha conversão era um “vida torta” total. Não merecia nem estar vivo! (Caso queira saber um pouco de minha conversão entre no texto Meus 16 anos de vida). Quem olhava para mim torcia o nariz. Era para muitos um caso perdido. Um dia porém, fui tocado pelo Espírito Santo e convencido que deveria me arrepender dos meus maus caminhos. Busquei a Jesus e o encontrei.

Ele, tadinho, pegou o jovem que aqui vos escreve, trouxe seu balde com água sanitária e Veja, sentou-se no chão e passou desde então a limpar cada centímetro quadrado de minha vida. Tenho certeza que Ele gostaria de acabar logo a faxina, mas agradeço a Ele por saber que não agüentaria a limpeza de uma vez. Muita coisa já está estabelecida e tirá-las de uma vez para deixar a casa do jeito que Ele espera que fiquemos nos descaracterizaria. Cada pedacinho de minha vida que precisa ser limpo vem sendo trabalhado pacientemente pelo Senhor. Quem olha para mim hoje talvez não note o quanto Ele já avançou em sua obra. Só eu e Ele é que sabemos o quanto já está limpo, pois estava bem sujo, praticamente imprestável.

“Contudo, convertendo-se um deles ao Senhor, é-lhe tirado o véu. Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor".
2Coríntios 3.16-18

Este texto resume o que quero dizer. A faxina em minha e em sua vida está em pleno andamento. Somos transformados a cada dia em algo melhor por estarmos trilhando nos caminhos de Jesus. Isso é praticamente imperceptível, mas Ele começou a boa obra em nós e vai deixar brilhando...

6 comentários:

  1. Legal.

    Lembrei do Caio dizendo que quem se sabe pecador perdoa.

    beijocas

    ResponderExcluir
  2. Engraçado como eu "parabolizo" cada fato aparentemente besta né? Onde já se viu alguém tirar uma mensagem de uma faxina?

    Affffff....

    ResponderExcluir
  3. João (o faxineiro de Deus),

    Você parabolizou muito bem, com muita propriedade. Cabe a nós nos lembrarmos que, assim como você recebeu as chaves da sua morada e teve acesso a cada cômodo dela para fazer a faxina necessária, também devemos entregar "as chaves" do nosso coração a Jesus, mas deixando as portas de todos os cômodos abertas, para que Ele também faça a faxina necessária em cada um deles. Se deixarmos uma porta, que seja, fechada, Ele não a arrombará para fazer a limpeza. A porta tem que estar destrancada e aberta, para que Ele entre.

    Muitas vezes isso é difíííícil....

    Abração, Paz e muitas alegrias no novo Ap!!!

    ResponderExcluir
  4. Você paraboliza porque esta na fiação varão.

    ResponderExcluir
  5. "Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Jesus Cristo"
    (Fp 1.6)

    ResponderExcluir
  6. Caraca velho,
    eu fiquei aqui viajando na tua história... sério mesmo!
    Imaginando a casa desarrumada, a sujeira, a bagunça...
    sei como é isso, tô com obra aqui enquanto moro, quer coisa pior????

    Graças a Deus que num sou tão aficcionado por limpeza (hei, num disse que sou sujinho, não heim,ô!) senão já teria morrido!

    Outra coisa que me fez viajar foi a forma com que você ilustrou sua prórpia conversão diária...
    Eu me indentifico muito com sua perspectiva de vida e seu olhar para as coisas simples e aparentemente tolas...
    Fico assim às vezes também... qualquer 'bobiça' como diria minha bisa, me faz ver coisas nas 'entrelinhas'.

    Será que estamos ficando loucos?
    Talvez, mas num tem um livro qualquer por aí que diz que a "sabedoria de Deus é loucura aos homens"?
    Acho que tem, né?
    kkkkkkkkkk

    Ah, e para com essa bobiça de chorar à toa, cara.... tava me refeindo a vc e a todos os que me têm sido amigos mais chegados que irmãos nesses dias, então, é pra se 'inserir' mesmo, tá certo?

    Sem rasgação de seda inútil, mas creio que ter encontrado vc e nossos amigos (nada) virtuais têm me feito um bem incomensurável!

    Assim diz o profeta-mor!

    Abração!!!!!

    ResponderExcluir

Anônimo, eu não sei quem é você, mas o Senhor te conhece muito bem. Sendo assim, pense duas vezes antes de utilizar este espaço LIVRE (poderia bloquear comentários de anônimos mas não o faço por convicção pessoal e direção espiritual) antes de ofender quem quer que seja. Estou aberto para discutimos idéias sem agredir NINGUÉM ok? - Na dúvida, leia mil vezes Romanos 14, até ficar encharcado com a Verdade sobre este assunto...