Labels

segunda-feira, 15 de março de 2010

De bendito de Deus a porta-voz de Satanás...


"Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? Responderam eles: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas. Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou? Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela; dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus. Então ordenou aos discípulos que a ninguém dissessem que ele era o Cristo. Desde então começou Jesus Cristo a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse a Jerusalém, que padecesse muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes, e dos escribas, que fosse morto, e que ao terceiro dia ressuscitasse. E Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Tenha Deus compaixão de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecerá. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens." Mateus 16:13-23

Muita gente já comentou este texto. Boa parte do que vou escrever será baseada no que já ouvi a respeito, incluindo alguns pitacos meus...

Em nossa vida com Cristo algumas vezes somos instrumentos de bênçãos na vida do próximo. Algumas vezes Deus nos usa para orar por uma cura, para dar uma palavra de conforto, uma profecia, uma palavra revelada pelo Espírito. De várias formas, quando nos dispomos a ser instrumentos na mão de Deus muitas vezes nos surpreendemos com o que Ele pode fazer por nosso intermédio.

Assim foi com Pedro.

Ao ser questionado por Jesus sobre o que eles pensavam sobre Ele, Pedro tomou a frente e afirmou no versículo 16 que Jesus era o Cristo, o Filho do Deus Vivo.

Jesus o chamou de bem aventurado e disse que sobre a afirmação de Pedro a Igreja seria edificada. Alguns dizem que Jesus queria dizer que sobre Pedro a Igreja seria edificada, afirmação esta que faz com que a Igreja Católica acredite que Pedro foi o primeiro Papa. Não entendo nada das línguas dos originais que os textos sagrados foram escritos, mas já vi muito pregador explicando que há diferença muito clara entre Pedro e rocha. Mesmo que Pedro tivesse sido o primeiro Papa (e é fato que ele não o foi), teria sido legal pra caramba, pois o primeiro Papa seria casado (se Jesus curou a sobra de Pedro ele era casado, vide Mt 8:14, Marcos 1:30 e Lucas 4:38), fazendo com que o conceito de celibato ao qual os sacerdotes da igreja de Roma são obrigados a seguir caísse por terra.

Anyway, meu ponto é outro.

Quando somos usados por Deus temos que tomar muito cuidado em não deixar que o orgulho entre em nosso coração, pois esta situação somente ocorre quando e se Deus quer nos utilizar.

Não é por que eu hoje profetizei que sempre profetizarei. Não é por que hoje eu orei por cura e ela se deu que “tenho a unção de cura”, como muitas vezes ouvi sinceros irmãos (alguns, nem todos) afirmar. E isso não quer dizer que deixamos de ser cristãos “de primeira categoria” e passamos a ser esquentadores de banco de igreja. Cada coisa tem seu tempo e devemos respeitar a vontade de Deus.

Já nosso amigo Pedro não entendeu direito este conceito. Apenas 6 versículos depois vemos Pedrão achando que já era a “quarta pessoa” da Trindade.

Quando Jesus falou que deveria ir à Jerusalém e padecer nas mãos dos religiosos, morrer e ressuscitar ao terceiro dia, lá vem o Pedrão no versículo 22, “cheio de paixão” (lembrei daquela música ridícula), dizer a Jesus que de maneira nenhuma passaria por aquilo.

Do jeito que bateu ele levou. Jesus deu uma invertida em Pedro que o coitado deve ter ficado torto, sem entender nada, perguntando se alguém tinha anotado a chapa da jamanta que o atropelou. O mestre, logo após ter falado que sobre a rocha que tinha sido a afirmação de Pedro edificaria sua Igreja, disse – seis versículos após - que Satanás estava falando pela boca de Pedro.

Isso foi muito bom de ter sido registrado. Serve-nos de alerta. Nem toda hora que abrirmos a boca será falada as palavras de nosso coração. Deus poderá falar através de nossa boca, influenciando-nos através de seu Espírito. Por outro lado, não devemos falar movidos por interesse, paixão, emoção ou para agradar o outro, em nome de Deus, sem que claramente recebamos a direção Dele para tal.

Façamos como Paulo que, por diversas vezes, mesmo em meio a assuntos espirituais, colocou sua opinião pessoal deixando claro que assim o era (Rom 3:5, Rom 6:19, Gal 3:15...).

Que não entre orgulho em nossos corações pela excelência das revelações que Deus possa nos dar (2Co 12-7). Firmemos nossos pés na Rocha e tenhamos a humildade de saber que Deus nos usa quando e como quer, se quiser.

De resto, falemos apenas como homens.

3 comentários:

  1. Apenas como homens.
    o que já dá um certo trabalho!!
    Porque somos muitos, cheios de complesidades.
    Por vezes sou inundada por sentimentos intensos e contraditórios que não consigo perceber se estou feliz ou infeliz, louco né?
    Pois é, Pedrão também era como nós.
    Mano, já é bem dificl ser humano, imagina se tentarmos ser sobrenaturais e super-mega-ultra em tudo todo tempo.
    Há muitos que tentam...
    Boa proposta de reflexão para a segundona

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Adriana,

    Não é um barato este turbilhão de emoções dentro de nós? (só estou flando isso pelo fato de no momento não etar passando por um.. rsrs)

    Legal é quando você olha pra trás e entende tudo o que aconteceu.

    Vamos de "mixxxxxxxtério": Apenas fale, a coisa rola que vc nem percebe...

    Beijo e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. J.C.

    Muito boa - e oportuna! - essa sua colocação!

    E pior do que ser o cara que "se acha" porque ora, ou profetiza, ou fala em línguas,(ou os três rss), é aquele outro que supervaloriza esse superdotado espiritual rss fazendo a maior salada e colocando esse "cara" como representante divino.

    E assim, lamentavelmente, o que mais se vê por aí são esses adoradores que adotam esses pequenos deuses como a quarta pessoa da trindade.

    De fato, o segredo é a humildade de uma parte, e um punhado de lucidez de outra...

    Deus te abençõe!

    R.

    ResponderExcluir

Anônimo, eu não sei quem é você, mas o Senhor te conhece muito bem. Sendo assim, pense duas vezes antes de utilizar este espaço LIVRE (poderia bloquear comentários de anônimos mas não o faço por convicção pessoal e direção espiritual) antes de ofender quem quer que seja. Estou aberto para discutimos idéias sem agredir NINGUÉM ok? - Na dúvida, leia mil vezes Romanos 14, até ficar encharcado com a Verdade sobre este assunto...