Labels

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sou um imbecil


“E disse aos seus discípulos: Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir. Pois a vida é mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário. Considerai os corvos, que não semeiam nem ceifam; não têm despensa nem celeiro; contudo, Deus os alimenta. Quanto mais não valeis vós do que as aves! Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Porquanto, se não podeis fazer nem as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?”Lucas 12:22.26

Sou um imbecil.

Não sei a razão de ser assim, tão ansioso. Talvez pelo fato de já ter chegado tão próximo dos meus objetivos, mas que acabaram escorrendo por minhas mãos, pelas rachaduras que nossas vidas sofrem diante dos trancos que tomamos nos caminhos algumas vezes escuros que displicentemente escolhemos trilhar.

Sabe aquela sensação de que talvez você seja o único culpado pela sua vida ainda não ter deslanchado? Apesar das contingências da vida, em última análise somos nós que decidimos entrar pela estrada “A” ao invés da “B”, fazendo com quê toda sua história seja escrita de maneira diferente do que ela poderia ter sido escrita?

Quem nunca se sentiu assim? Imaginar que nós podemos ser a mosca na sopa servida no banquete, a corda do violino que se rompe no meio do concerto, a pessoa que pisou no cocô e entrou no escritório empesteando todo o ambiente?

Eu várias vezes penso isso. E por isso me sinto um imbecil.

Sempre acho que posso dar mais, fazer mais, andar mais, falar mais “eu te amo”, comer menos tranqueiras (e olha que sou disciplinado neste ponto), testemunhar mais através de minha vida. Mas me pego sempre falho, insuficiente, em débito comigo, com Deus e com a humanidade.

Perdoem-me o momento de desabafo. É que aqui em meu blog, ao contrário de muitos, posso desabafar. Não uso uma máscara de perfeito. Perfeito é meu Senhor. Como disse alguém (atribuem estas palavras à Leon Tostoi): “Não olhem para mim, olhem para Ele!”

Sou falho, pecador, inconstante, iracundo. Vivo momentos de glória, orando aos céus para que o Deus verdadeiro mande fogo do céu para consumir o holocausto, assim como vivo momentos de depressão profunda, correndo 160 kilômetros (foi esta a distância que Elias correu, acreditem!) para fugir de uma rainha vingativa.

Às vezes, como agora estou, fico tão apreensivo para que certas coisas que espero que aconteçam se tornem realidade que até sinto dores no corpo geradas pela somatização de minhas emoções. Em casos extremos minha resistência imunológica cai e sai em minha boca aquela droga de herpes, vírus maldito que fica incubando dentro do meu corpo, esperando uma hora oportuna para se manifestar.

Quando fico assim (estou assim...), me sinto o imbecil que falei acima.

Pode parecer contraditório, mas confio nas promessas do Senhor para minha vida. Sei que Ele está no controle de tudo e que todos os fatos cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e andam segundo o seu propósito (Rm 8:28), mas aí que está o problema: Será que a todo momento estou andando segundo o propósito dEle? Será que todas as coisas que quero que aconteçam serão boas para mim e para a vontade de Deus?

Como está escrito em Tiago 4:3: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”.

Esta é a dúvida cruel e que me deixa ansioso. Será que o que eu quero é o que Deus quer? Será que o que eu quero será o melhor para mim? Será que o NÃO, dito de maneira silenciosa pelas evidências contrárias, não é o melhor para mim? Será que devo perseverar na oração ou reconhecer que o que desejo não é a melhor opção?

Sou um imbecil. E quem nunca passou por isso atire a primeira pedra...

Por outro lado sei que quando chegar no céu e ver o video-tape da minha vida vou entender tudo o que agora não faz sentido.

Sendo assim, vou viver este dia sombrio (uiiii, que dramático!) com paciência e confiança de que Deus sabe o que é melhor para mim, por mais que eu não entenda...

16 comentários:

  1. É pastor...

    Somos todos umas antas batizadas rss
    Somos rebeldes e contradizentes, teimosos que nem uma mula, vaidoooosos, que sai de baixo afffff

    ResponderExcluir
  2. Sou uma anta de pai e mãe... depois te falo pq estou assim...


    Ai que ódio de mim!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ih faz parte.
    As vezes penso em ter um troféu sorvete na testa, deixo ele lá na prateleira para de vez em quando me presentar.
    Parabéns pela coragem da auto avaliação, coisa de macho.

    beijocas

    ResponderExcluir
  4. Brigado Dri. Pra mim ser cristão não é viver de glória em glória 24 horas por dia não.

    Tem hora que a gente faz muita caca, mesmo conhecendo as promessas, tendo fé e o caramba.

    Eu ein, fingir ser algo/alguém que não sou para impressionar os outros?

    Beijo!

    JC - A anta

    ResponderExcluir
  5. Mudei a "foto". Acho que tem mais a ver com a situação...

    ResponderExcluir
  6. he he esse pastor é uma anta, quero dizer, uma graça!

    beijossssssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. ah ah ah amei a foto!

    Não sei qual dos dois é mais burro, se o de orelhas avantajadas ou o outro rss

    O cara sabe que carrega um peso que não pode suportar mas TEIMA!

    ResponderExcluir
  8. Tiraram esta minha foto carregando as malas da minha ex-esposa a caminho da rodoviária...

    Ô mulher que carregava o guarda roupa inteiro quando viajava!

    E o burro aqui é quem carregava tudo...

    :(

    ResponderExcluir
  9. hahaha aaah meu caro ... todo mundo tem estes momentos ...

    O sucesso chega para aquele que sabe levantar depois do fracasso...

    ResponderExcluir
  10. Os super crentes cabeças e não caudas filhos do rei não pensam assim. É incredulidade e falta de unção para eles.... rsrs

    Valeu brother!

    ResponderExcluir
  11. Jota, desculpaê a brincadeira, mas só agora eu entendi.

    Coisas de tico e teco.

    Por outro lado, é até bom rir mesmo. Ajuda a passar a bronca com mais leveza.

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  12. Estou aqui triste e impressionada com o que está acontecendo no Rio.

    Parece coisa de filme, traficante fugindo por estrada de terra, levando tiro, ficando jogado na beira da estrada, cada um com uma arma pesada na mão, parece ficção, que coisa terrível!

    :(

    ResponderExcluir
  13. Também estou assistindo o Globo News pela internet...

    Acabei de postar no Café con Leite a entrevista do Eduardo Paes, prefeito do Rio.

    É momento de crise, precisamos orar!

    ResponderExcluir
  14. você é imbecil, eu sou imbecil, nós somos imbecis...ou seja, somos humanos!! não ficar nunca ansioso é simplesmente uma utopia. talvez algum monge budista que já conseguiu se livrar de todos os desejos consiga. pensava assim até ver ha algum tempo um monte de monges budistas brigando a tapas contra outros que não lembro quem eram no tibet.

    se tem uma coisa que todo cristão sincero deve fazer é se livrar da tentação de ser perfeito.

    abraços

    ResponderExcluir
  15. e não adianta ficar se martirizando: "ah, como eu sou um verme, desgraçado, que não sou perfeito e santo como Deus requer.

    DEus não quer que ninguém seja perfeito. Nem mesmo ele que é perfeito foi capaz de fazer uma criatura inteligente que permanecesse perfeita...

    ResponderExcluir
  16. A Dudú, fica tranquilo.

    Tá ai uma coisa que eu never vou fazer: Usar a super capa do profeta perfeito!

    Adoro ser assim, saca, tipo um lixo aos olhos dos religiosos. Se eu fosse santão nem eu ia me suportar!

    Quanto aos monges budistas pode crer cara, eu dei muita risada com o quanto eles "pregam" uma coisa mas basta um pisãozinho no calo pra "desenterrar o velho homem", como os evangélicos falam...

    Abraço, depois vou lá tomar mais uma com vc!

    ResponderExcluir

Anônimo, eu não sei quem é você, mas o Senhor te conhece muito bem. Sendo assim, pense duas vezes antes de utilizar este espaço LIVRE (poderia bloquear comentários de anônimos mas não o faço por convicção pessoal e direção espiritual) antes de ofender quem quer que seja. Estou aberto para discutimos idéias sem agredir NINGUÉM ok? - Na dúvida, leia mil vezes Romanos 14, até ficar encharcado com a Verdade sobre este assunto...