Labels

terça-feira, 22 de março de 2011

Mente e Espírito

Wolfhart Pannenberg, o jovem professor de Teologia Sistemática de Munique, escreveu algo similar em seu livro "Basic Questions in Theology" ("Questões Teológicas Fundamentais"):

"Uma mensagem não convincente, como alternativa, não é capaz de alcançar o poder de convencer simplesmente apelando ao Espírito Santo... A argumentação e a operação do Espírito Santo não são mutualmente exclusivas. Ao confiar no Espírito, Paulo de forma alguma dispensou-se de pensar e argumentar".


Assim, pois, em nossa proclamação do evangelho, temos que nos dirigir à pessoa toda (mente, coração e vontade) com o evangelho todo (Cristo encarnado, crucificado, ressurreto, soberano, sua segunda vinda e muito mais ainda). Deveremos argumentar com sua mente e apelar fervorosamente a seu coração para que mova a sua vontade, estando nossa confiança depositada no Espírito Santo do começo ao fim.

Não nos é dada a liberdade de apresentar Cristo parcialmente (como homem mas não como Deus, sua vida e não sua morte, sua cruz mas não sua ressurreição, como Salvador mas não como Senhor).

Nem ainda temos o direito de pedir uma resposta parcial (da mente mas não do coração, do coração mas não da mente ou da mente e do coração mas não da vontade). Não. Nosso objetivo é ganhar o homem todo para o Cristo total e, para isso, é necessário o completo consentimento de sua mente, coração e vontade.

Oro insistentemente que Deus levante hoje uma nova geração de apologistas cristãos, pessoas que comuniquem a mensagem cristã, tendo uma absoluta fidelidade ao evangelho bíblico, e uma inabalável confiança no poder do Espírito, combinada com um entendimento profundo e sensível às alternativas contemporâneas do evangelho; pessoas que se relacionem com as demais com vivacidade, ardor, autoridade e propriedade; pessoas que façam uso de suas mentes para ganharem outras mentes para Cristo.

John R. W. Stott
Crer é Também Pensar - ABU Editora - págs. 50/51

9 comentários:

  1. Tenho vislumbrado essa nova geração de apologistas... são aqueles que não se contaminam com a religião humana e têm apresentado o Evangelho puro e simples, completo, como deve ser!!!

    Acorda, rapá!!! Tô falando de você mesmo e mais alguns!!!

    ResponderExcluir
  2. J.C.

    Achei esse texto muito oportuno e como eu não creio que nada seja por acaso gostaria de pedir licença e aproveitar a chance para lançar uma questão que muito me angustiou hoje ao ler um texto "nada a ver" acolá e comentários idem.

    A pergunta seria mais ou menos assim:

    Será que eu estou interessada em postar algo que levem as pessoas a refletir e desenvolver um senso crítico ou apenas estou querendo ibope para meu blog? Que Evangelho é esse, afinal?

    Fica a reflexão...

    Beijos,

    R.

    ResponderExcluir
  3. Oops!

    "... que LEVE a pessoa a refletir e desenvolver um senso crítico..."

    Affff esse meu teclado analfa...

    ResponderExcluir
  4. Acorda rapá é ótimo, pois realmente ainda não acordei, apenas me levantei. Neste momento estou tentando me ressucitar com um bom copo de café.

    Desenha pra mim: Você está me dando uma bronca seu cabeludo?

    ResponderExcluir
  5. Olha bispa, vou te falar uma coisa sem medo de ser feliz por saber que aqueles que buscam ibope não dão as caras em blogs de pobres como o meu:

    Sabe aquela passagem bíblica que diz "Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim"?

    Pois é, este tipo de pessoa que você menciona infelizmente está cheio em todas as áreas, inclusive na nossa. Criam situações para serem super-pops, super-valorizando coisas (não encontro palavra melhor) fúteis, algumas vezes criando polêmicas, participando de debates fúteis, dando opiniões vagas, apenas para "sair na foto", pegar carona na "fama" de outros.

    Se fossemos apertar estas pessoas para tirar o caldo, para ver "qualéquié" mesmo, ficaríamos decepcionados com aquilo que veríamos. Pessoas vazias de conteúdo mas infladas de sua pseudo intelectualidade, repetindo coisas sem nem ao menos refletir se aquilo dito realmente "cabe"...

    É complicado, dá vontade de escrever mais a respeito e talvez até o faça...

    Beijos minha querida!

    JC

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, vou te contar...

    Eu fico muuuuuito pê da vida, impulsionada para comentar com todas as letras o que eu acho disso, porque não suporto ficar fazendo cara de paisagem enquanto vejo alguns posando de "cristãos" e postando textos só pra ver o circo pegar fogo.

    Todo mundo tá cansado de saber acerca do estilo desse e daquele pregador, então é totalmente desnecessária esse tipo de abordagem CHATA,REPETITIVA e CANSATIVA (ufa!) em blogs. Como se esse ou aquele pregador tivesse que ser perfeito e já que ele não é, já que ele deu mais uma vacilada conforme meus próprios critérios, então bora jogar o cara na fogueira da inquisição dos comentaristas blogueiros.

    Desculpe, mas eu chamo isso de $%%¨%%&$###$$% porque eu fico muito &%$@$#@#¨$%¨$ com esse tipo de $##@¨%¨&¨&8 que @$#$#$$%%¨& com a vida das pessoas assim de graça.

    Pronto, falei! Mai né $#%&@?!!!

    ResponderExcluir
  7. Acho que o Wendel não vai poder interpretar publicamente o que a Rê disse agora!!!

    JC,

    Não tô dando bronca, não!!! É que vi você lendo o meu comentário e pensando em outras pessoas (ou tentando achar alguém) que se enquadrassem no que eu disse. Aí, quis deixar claro que eu estava falando de você mesmo e de mais alguns, que, aliás, você também conhece!!!

    ResponderExcluir
  8. Ah tá...

    é que você esqueceu de falar: "Bom dia Tico!", "Bom dia Teco!"...

    :(

    ResponderExcluir
  9. Dãããããã!!! Eu postei o comentário ontem à noite!!! Esqueci que você só ia ver agora de manhã!!!

    Acho que dá pra desculpar, não???

    ResponderExcluir

Anônimo, eu não sei quem é você, mas o Senhor te conhece muito bem. Sendo assim, pense duas vezes antes de utilizar este espaço LIVRE (poderia bloquear comentários de anônimos mas não o faço por convicção pessoal e direção espiritual) antes de ofender quem quer que seja. Estou aberto para discutimos idéias sem agredir NINGUÉM ok? - Na dúvida, leia mil vezes Romanos 14, até ficar encharcado com a Verdade sobre este assunto...