Labels

sexta-feira, 4 de março de 2011

Meme (!?) Literário


Well,

Fui intimado a participar deste Meme (que raio é isso?) Literário pelo arcanjo Wendel. Na verdade já tinha visto este treco no blog da Bispa Rê mas, como ultimamente ando meio lesado, não tinha entendido que isso é uma corrente que não pode ser quebrada sem que graves conseqüências caiam sobre minha cabeça careca. Então vamos lá!

1 – Existe um livro que você leria várias vezes sem se cansar? Qual?

Poxa, esta pergunta é sacanagem... Eu leio tanto que chega uma hora que, depois de um determinado tempo após ter findado a leitura de um livro, alguém me pergunta como é ou o que achei do livro “A” ou o “B” e simplesmente não consigo mais definir. Começa a fazer parte de mim, parece que este livro se dilui dentro do meu universo. Acredito até que muito do que escrevo na verdade é uma miscelânea de tudo o que já li, atrelado às minhas experiências pessoais.

Para se ter uma idéia, nos últimos 20 dias devorei a autobiografia do Lobão, “50 Anos a Mil”, umas 600 páginas, “Velhos Marinheiros” do Jorge Amado e agora estou lendo um livro que comprei por R$ 4,90, apenas para trocar uma nota de 50 reais, o “Presente do Mar” de Anne Morrow Lindbergh, Editora Sextante. Paralela à leitura "extra-oficial", estou na minha quarta leitura da Bíblia de capa a capa, a segunda vez em inglês.

Falei, falei mas ainda não respondi a pergunta. Acredito que fica difícil falar apenas um livro, pois vários eu costumo reler sem me cansar. Serei injusto com todos os outros “amigos livros”, mas o que me vem a mente agora é O Segredo Judaico de Resolução de Problemas do Rabino Milton Bonder, Editora Imago. Este livro foi indicado por um cliente da loja que eu gerenciava, um judeu, professor de Marketing na ESPM, meio boiola (vivia dando em cima de mim). Este livro basicamente disseca a mente do povo judaico, mostrando como eles aprenderam a sobreviver neste mundo hostil, veladamente (nem tão velado assim) anti-semita, desenvolvendo uma rapidez de raciocínio capaz de livrá-los das mais diversas formas de opressão. É deste livro um caso que certa vez postei aqui no meu blog, um texto muito louco, onde misturei diversas situações “nada a ver” para passar uma idéia. Depois dá uma clicada para ver o “causo”.


2 – Se você pudesse escolher um livro apenas para ler o resto da vida qual seria?

Pode parecer lugar comum, coisa de crente, mas a Bíblia seria este livro. Como vários antes de mim já escreveram, a Bíblia é o único livro que você pode ler e reler zilhões de vezes e sempre algo novo se revelará a você. Lógico que tem trechos chatézimos como aquelas longas descrições de como deveria ser cada parte do templo ou as genealogias sem fim mas, não sei explicar a razão de maneira lógica, sei que devo ler tudo com o mesmo espírito. Quem sabe uma hora não virá a revelação, o “insight” para decifrar tudo o que estes textos aparentemente áridos e indigestos tem a dizer?

3 – Indique três dos seus livros preferidos.

Três livros é muito pouco mas vou tentar engabelar vocês:

1) Tudo o que foi escrito por Fiódor Dostoievsky. Tudo! Adoro andar pelas ruas de São Petersburgo do século 19 através de seus romances. Adoro me sentir dentro da mente de seus personagens, lutar suas lutas, delirar em suas febres, sofrer suas angústias. Nunca vi ninguém colocar em palavras de maneira tão sublime, tão real, o que se passa na alma do homem. Destes livros, o último que li, ano passado, foi Crime e Castigo. Simplesmente sensacional!

2) Todos os livros que li de J.R.R. Tolkien: O Silmarillion, que trata da “gênese” da Terra Média, O Hobbit, que fala basicamente sobre como nosso querido Bilbo Bolseiro achou/afanou o Um Anel de Smeagol e a trilogia O Senhor dos Anéis (A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei). É de tirar o fôlego. Após a leitura, até fiquei um pouco frustrado com a versão cinematográfica. Se fossem fazer o filme sem adaptar e cortar alguns fatos importantíssimos dos livros, acredito que deveria ser lançado ao menos mais 6 horas de gravações para ser mais fiel ao que está escrito.

3) Agora fica difícil! Consegui colocar uma porrada de livros por autores mas agora tenho que falar de apenas um para não ficar feio. Creio que um dos livros que mais me impactou nos últimos tempos foi “A Metamorfose” de Franz Kafka, pois li este livro numa época muito próxima à morte de minha mãe, que ficou 5 longos e sofridos meses em coma. Traçar um paralelo entre o personagem Gregor Samsa que – do nada – dormiu gente e acordou transformado em uma asquerosa barata com o derrame de minha mãe foi inevitável. Também escrevi a respeito por aqui...

Gostaria de falar sobre mais alguns bons livros que li, como “Walk On – A Jornada Espiritual do U2” de Steve Stockman, “Mais que um Carpinteiro” de Josh McDowell, “O Jesus que Eu Nunca Conheci” de Philip Yancey, “A Cruz de Cristo” e “Crer é Também Pensar” de John Stott, “Evangelho Puro e Simples” de C.S. Lewis, “É Proibido. O Que a Bíblia Permite e a Igreja Proíbe” e "Artesãos De Uma Nova História" de meu pastorzinho preferido, Ricardo Gondim, "Sal Fora do Saleiro" e "Confissões de um Pastor" do grande Caio Fábio, "A Cabana" de Willian P. Young... A lista é longa!

Para não quebrar a corrente e sofrer as maldições malígnas, seguem 5 amigos blogueiros que gostaria que participassem desta bagaça:

> Ricardo Mamedes do blog A Verdade Liberta, O Erro Condena

> Vanderley Borkoski do blog Príncipe da Paz

> Marcos do blog Liberdade ao Pensar

> Cesar Cardoso do blog Patavina's

> Tiago Scala do blog Outside the Church

19 comentários:

  1. Caramba, o cara é uma biblioteca ambulante :)

    E não foi o ILE W. quem te indicou primeiro, tá?
    E vc não viu lá no meu blog, simplesmente. Você foi indicado, ué.
    Só não fico de mal porque estou com a minha auto-estima super em dia rss Além do mais meu tempo de colegial já passou faz um tempinho (Abafa!)

    Amei, mas vou ter que voltar pra ler de novo, pois tudo por acá é muito denso :) E também pra pegar as dicas, craru.

    Beijos reverentes, como diz a sacerdotisa DRI.

    R.

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa:
    Onde `ce pega tanta imagem legal e perfeitamente apropriada?
    Já sei, vai dizer que é o Mister G quem fornece :P

    ResponderExcluir
  3. No mister G, craro! Só que você tem que procurar tanto em português quanto em inglês, pois muitas vezes você encontra imagens muito mais legais lá fora, com os gringos...

    Quanto a sua carência emocional, note que o idiota aqui (eu, jotacê) expliquei em meu comentário no seu Meme que não tinha entendido direito.

    O Ervilha percebeu este momento de fragilidade cerebral e desenhou que eu tinha que participar... sorry!

    ResponderExcluir
  4. Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah sim, tá vendo? O negócio é falar com gente internacional rss

    Quanto ao mais, tá perdoado. Te dou a minha bênção, vá em paz he he

    ResponderExcluir
  5. Assim é melhor ou, sendo mais espiritual, "E todos se regozijaram..."

    ResponderExcluir
  6. Cara,
    acho que terei que pegar uns livros com você...
    rsrsrsrssrsrsrsrsr
    topa?

    Curti muito algumas coisas que você leu e outras sempre quis ler.
    Uma coisa que você citou e que concordo plenamente, acho que falei dela pra Bispa agorinha, é que somos um emaranhado de tudo que consumimos e isso faz parte de nosso ser!

    Me amarrei Jota!
    Paz!

    p.s. - Tô fora da candonga docês, viu?

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  7. Tá vendo?

    Confirmando o que eu disse.

    Xinga, mas é com tanto amor que a gente ri :)

    Lá no blog do René também me cutucou afffff

    É por essas e outras que esse é o meu pastor.

    he he

    ResponderExcluir
  8. Bispa, eu te amo!!!!!

    É que nossa relação já está neste nível de intimidade tá ligada? A gente só xinga quando tem esta liberdade....

    Daqui a pouco vamos enviar "puns" ensacados por Sedex um pro outro tá ligada?

    ResponderExcluir
  9. Ainda bem que num tô nesse nível de intimidade... puns digitais e via correios tô repassando e não recebendo!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Agora 'bundão covarde' foi forte demais, viu?

    ResponderExcluir
  10. Por ter "ouvido" isso quem te disse que você não está nesse nível de intimidade?

    ResponderExcluir
  11. Dou mil reais pelo primeiro tapa rsss

    ResponderExcluir
  12. Olha a saia justa ! Irmão desafio aceito,e cumprido.

    Obrigado pela lembrança, já fiz a postagem sobre o MeMe literário ! (Roubei sua imagem, bonita ela, é !!)

    Deus continue abençoando Sua vida !

    Paz.

    ResponderExcluir
  13. Xiiiiiiiiii... a bispa é masoquista!

    ResponderExcluir
  14. Cara, cadê seu meme????? (que coisa de boiola, afff!!!)

    ResponderExcluir
  15. Se der 1000 reais tô dentro!
    Afinal num dá pra pular o carnaval duro, oras!
    Ixxi, falei isso alto?
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  16. Wendel,

    Acho que eu vou voltar atrás na minha proposta pois prefiro vc liso do que ir pular carnaval e depois queimar no fogo do inferno.

    iê iê :P

    ResponderExcluir
  17. JC, o meu MEME (sem boiolice !) Já está lá.

    Agora quero ver os outros MEMEs (também sem boiolice !)

    Forte abraço ! (Sem boiolice !! rsrs)

    ResponderExcluir

Anônimo, eu não sei quem é você, mas o Senhor te conhece muito bem. Sendo assim, pense duas vezes antes de utilizar este espaço LIVRE (poderia bloquear comentários de anônimos mas não o faço por convicção pessoal e direção espiritual) antes de ofender quem quer que seja. Estou aberto para discutimos idéias sem agredir NINGUÉM ok? - Na dúvida, leia mil vezes Romanos 14, até ficar encharcado com a Verdade sobre este assunto...